Passar para o conteúdo principal

LittleBigPlanet 2

Triunfo da evolução criativa.

Quando se começou a formar o alinhamento para o actual ano de 2011, muitos eram os títulos que configuravam com elevado nível de interesse e expectativa entre as comunidades, um deles é este LittleBigPlanet 2. A primeira grande sequela a chegar durante este ano não tem uma tarefa fácil, mas a Media Molecule está preparada para pegar em tudo o que de bom o primeiro ofereceu e ainda adicionar a dose necessária de melhorias. Numa altura em que a indústria pedia algo diferente e fora dos moldes tradicionais baseados em experiências de tiros, o estúdio Britânico conseguiu criar uma nova propriedade intelectual diferente que apanhou um grupo de jogadores completamente desprevenidos. Posso dizer que a nível pessoal, LittleBigPlanet foi uma autêntica lição de humildade na medida em que me fez conhecer uma experiência aparentemente simples mas altamente cativante, que à primeira vista seria imediatamente colocada de lado por força de rótulos de casualidades e banalidades.

O certo é que não só engenho LittleBigPlanet mostrou, apresentou carácter, personalidade e acima de tudo alma. Foram esses elementos que conquistaram sem rodeios a sua comunidade que lhe retribuiu enorme respeito. Talvez por isso LittleBigPlanet 2 se sinta como um jogo pensado principalmente na comunidade e não só o faz ver na componente de criação como também na própria componente estória que oferece desafios e obstáculos muito acima dos que foram oferecidos no primeiro.

Olhando para LittleBigPlanet 2 não consigo estranhamente deixar de pensar numa conferência dada por Hideo Kojima na qual o homem da Konami referia os processos por detrás da criação dos consecutivos jogos da série Metal Gear Solid. Kojima referiu que o maior desafio era pegar no conceito existente e aplicar melhorias e elementos novos oferecendo uma sensação de um produto evoluído face às restrições de o criar na mesma plataforma que o anterior.

Tais filosofias e metodologias de trabalho pareceram completamente adequadas ao produto da Media Molecule pois tiveram como desafio pegar num produto agora consagrado e aplicar melhorias para o tornar fresco pouco tempo depois. Isto porque após varrer com todo o furor a indústria dos videojogos em 2008, pouco mais de dois anos depois a Media Molecule está pronta para nos brindar com a sequela que promete reforçar e salientar os valores máximos na origem desta experiência. A criatividade e a capacidade para o ser humano usar a sua mente de formas engenhosas e desafiantes para terceiros embrulhada num aparato visual fofo com o intuito de desarmar o jogador. LittleBigPlanet 2 já não conta com o factor surpresa que tanto ímpeto atribuiu ao original, mas conta com o seu valor máximo, a vontade de criar desafios inteligentes assentes numa jogabilidade aparentemente simples.

LittleBigPlanet 2 leva-nos de volta para o encantado mundo de Sackboy, um dos principais elementos de destaque na criação de um elo entre o jogador e o seu "eu" virtual, personalizável e repleto de carisma. Nesta sequela, o personagem chega novamente acompanhado por Nuno Markl e após o nível introdutório, Sackboy vê o seu mundo ser ameaçado por um aspirador inter-dimensional, o Negativitron, que aspira os mundos onde surge. Com a ajuda de Larry da Vinci, líder de um grupo chamado "A Aliança", Sackboy vai aprender todo um rol de novos movimentos e habilidades. Ao lado dos outros membros do grupo vai percorrer vários mundos e impedir que o aspirador consiga destruir o que de belo estes engenhosos inventores criaram. Os novos mundos são também eles bem reveladores da espantosa criatividade do estúdio e como puderem ver pelo nome do líder deste grupo, os temas aqui presentes são variados e ricos.

Num produto como este, partir para a exploração das novas ferramentas de criação seria uma enorme tentação mas antes disso a vontade maior foi mesmo a de conhecer a nova aventura de Sackboy. Rapidamente foi possível constatar que mesmo sabendo que é impossível quebrar as barreiras que ditam as suas limitações, que acima de tudo foram erguidas para promover a simplicidade e a acessibilidade. LittleBigPlanet 2 é um jogo muito mais rico sobre o seu predecessor, rico em todos os aspectos. Após enfrentar os primeiros níveis de Larry Da Vinci, que servem para nos reavivar a memória sobre a jogabilidade e os princípios básicos do jogo, conhecemos então os meandros pelos quais a nova experiência mais dinâmica ainda envereda.