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Os Pássaros Zangados

Estratégias de um jogo de sucesso.

Angry Birds é um jogo criado pela Rovio na Finlândia, lançado em Dezembro 2009, e do qual tinham sido vendidas em Dezembro 2010 cerca de 12 milhões de cópias. Recentemente foi disponibilizado também para Mac, PC, PS3, Wii e Xbox 360; assim como plataformas portáteis NintendoDS e PSP; e ainda mobile Android, Palm e Symbian.

O seu sucesso é de tal ordem que a Mattel prepara o lançamento de uma versão em jogo de tabuleiro, "Angry Birds: Knock on Wood", ainda para este ano, assim como se preparam ideias para series de animação de televisão, ou ainda uma possível longa metragem em stop-motion com a Aardman (produtora de Chicken Run, 2000). Ou seja os "pássaros zangados" estão em todo o lado, desde os jogos, à animação, à publicidade, é difícil não saber o que são. A questão então é perceber como é possível chegar até aqui apenas com um pequeno jogo mobile, feito com base no design simples de puzzles e com dois personagens apenas (os pássaros e os porcos).

Interessa perceber primeiro que Angry Birds não surgiu da noite para o dia, nem de um sonho inspirado dos seus criadores, é antes fruto de muito trabalho árduo. O que nos indica, e ao contrário do que muitos pensam, que é possível definir uma estratégia para um jogo de sucesso. É possível pensar sobre os objetivos pretendidos para uma empresa e aplicá-los no âmbito do desenvolvimento de um projeto como o exemplo de um videojogo.

Promoção feita para o motor de busca Bing da Microsoft

A Rovio estava quase na falência em 2009 quando decidiu apostar na criação de Angry Birds. Depois de produzir meia centena de títulos, maioritariamente para outras empresas (como a EA ou a Namco), decidiram apostar em algo original, criar tudo a partir de dentro, ou seja desenvolver um título próprio completamente novo. Tendo em conta as dificuldades financeiras, fizeram-no em part-time ao longo de quase 10 meses (entre Março e Dezembro de 2009). Para poderem manter a empresa viável e o pagamento dos salários continuaram a desenvolver jogos para outras empresas em simultâneo, investindo os fins de semana e noites. Mikael Hed o diretor executivo da Rovio estima que o custo inicial terá sido de 25 mil euros, na sua maioria estamos a falar aqui de salários.

"A Rovio estava quase na falência em 2009 quando decidiu apostar na criação de Angry Birds."

Em termos de estratégia comercial para um novo jogo, e sendo uma empresa de pequena dimensão, as lojas online da Apple vieram abrir todo um novo mundo, entretanto seguido por outros com maior ou menor sucesso como o Android Market da Google ou a Ovi store da Nokia. À partida nada de novo para quem já conhecia as lojas online da Playstation e Xbox.

A novidade acontece com o sucesso que a App store consegue, um pouco à semelhança daquilo que a Apple tinha conseguido com o iTunes, a loja por excelência de música, a App Store transformou-se na loja dos jogos mobile. São várias as razões para esse sucesso que não cabem aqui neste texto, interessa apenas reter que a App Store conseguiu fazer as empresas acreditar novamente que era possível vender conteúdos digitais online. Nesse sentido a aposta natural da Rovio acabou por recair inicialmente sobre a App Store, aonde os custos de distribuição eram diminutos, apenas se paga uma percentagem sobre os produtos vendidos, nada mais.