Nintendo NX poderá ser region free
Companhia está a estudar essa possibilidade.
A NX, a próxima consola da Nintendo, poderá ser region free, ou seja, um jogo lançado nos Estados Unidos ou no Japão, poderá ser jogado numa consola europeia ou vice-versa.
Numa recente sessão de perguntas e respostas dos investidores, Satoru Iwata, presidente da Nintendo, foi questionado sobre a questão do bloqueio regional ao que ele respondeu, "Remover o bloqueio regional das consolas actuais apresenta vário problemas, por isso não consideramos essa uma opção realista."
"No entanto, em relação à NX, dadas as opiniões do público e as propostas do mercado, apesar de ainda nada estar decidido, estamos a avaliar internamente que problemas teríamos ao fazê-lo. Esta é a situação actual. Entendo os vossos desejos, por isso gostaria de olhar para eles com optimismo para o futuro."
Embora Iwata abra as portas para uma próxima consola da Nintendo sem qualquer tipo de bloqueio regional, ainda não se sabe se a NX será uma consola portátil ou doméstica ou, como se tem vindo a especular, um híbrido.
De relembrar que a Sony e a Microsoft há algum tempo que deixaram de ter consolas bloqueadas por região, sendo a Nintendo a única que ainda aposta nesta prática, como se pode verificar na Wii U e 3DS.