Miyamoto fala sobre o falhanço da Wii U
A consola não foi um sucesso devido ao rápido crescimento dos tablets.
A Wii com foi um sucesso global, mas a Wii U nem por isso, correndo o risco de ser a consola da Nintendo com as piores vendas na história da companhia. Qual é a razão para o falhanço da consola?
Shigeru Miyamoto, responsável pela criação pelas séries de maior sucesso da Nintendo, respondeu a essa questão numa entrevista com o NPR, reconhecendo que se calhar a consola foi lançada demasiado tarde.
"Penso que infelizmente o que acabou por acontecer foi que os tablets apareceram e começaram a crescer muito rapidamente. Infelizmente a Wii U foi lançada num período em que as particulares das suas funcionalidades não eram tão fortes como quando começámos a desenvolvê-las," explicou.
Para Miyamoto não foi apenas o preço que ultimamente prejudicou a consola nas vendas, comentando que "talvez as pessoas não tenham percebido o sistema."
A ideia para a Wii U era "ter uma funcionalidade tipo tablet ligada ao sistema em que poderias ter aquele iniciar rápido como nos tablets. Poderias ter a conveniência dos controlos táteis em que ficavas no sofá a jogar num dispositivo ligado à televisão, e seria um sistema único que poderia introduzir novas formas de jogar."
Apesar do insucesso da consola, Miyamoto acredita na filosofia da companhia de tentar sempre criar algo único e espera que da próxima vez (a próxima consola será a NX) a Nintendo tenha grande sucesso.