Na Nintendo todos odiavam a ideia da Nintendo DS
Projecto seguiu em frente graças a Yamauchi e Satoru Iwata.
Satoru Okada, que trabalhou como director geral da equipa de Pesquisa e Desenvolvimento da Nintendo antes de retirar-se em 2012, contou mais algumas curiosidades à revista Retro Gamer (via Kotaku).
Para além da história de ter mudado o rumo da história do Game Boy, Okada contou que ninguém da equipa gostou da ideia Nintendo DS quando ela foi proposta. Se não tivessem optado por esta, provavelmente a Nintendo teria produzido uma sucessora do Game Boy Advance.
Okada explicou que a sua equipa já estava a começar a desenvolver uma nova portátil com o nome de IRIS, e não havia planos sequer de adicionar um segundo ecrã.
"Depois do Game Boy Advance SP, estivemos a trabalhar no modelo seguinte. O nome para este próximo Game Boy seria IRIS, como a flor. A explicação para este nome é simples: já que ia ser a quinta geração do Game Boy, escolhemos o símbolo de Maio (o quinto m~es do ano). No jogo de cartas Hanafuda, o mês de Mario é simbolizado com a íris. O desenvolvimento do projecto, avançava a bom ritmo quando algo inesperado aconteceu."
Esse facto inesperado foi que Satoru Iwata, que naquele momento era presidente da Nintendo, tinha recebido uma chamada do seu antecessor, Hiroshi Yamauchi.
"O presidente Iwata veio ver-me," contou Okada. "E disse-me o seguinte,'Falei com Yamauchi por telefone e ele pensa que a consola deve ter dois ecrãs, como o Game & Watch'. Toda a gente estava ciente disso, mas o que as pessoas não sabiam é que nessa altura todos odiávamos a ideia, até o própria Iwata. Pensávamos que não faria sentido".
Okada explicou que tentou fazer ver a Iwata que esse modelo de consola era errado, mas para o presidente o projecto da Nintendo DS era indestrutível.
Uma vez que a DS teria que competir na época com a PSP da Sony, o facto de ter um segundo ecrã na parte inferior acabou por dar à Nintendo uma grande vantagem no mercado.
Enquanto que a Nintendo DS vendeu 150 milhões de unidades, a PSP vendeu metade disso. Tendo em conta o sucesso da consola portátil da Nintendo, Okada não teve outro remédio que não admitir o seu erro, "Iwata tinha razão ao rejeitar a minha ideia e a ideia de Yamuachi acabou por trazer excelentes resultados," concluiu na entrevista.