1.3 milhões de dispositivos VR foram vendidos em 2014
Estudo estima que em 2016 haja uma base instalada de 10.8 milhões de utilizadores.
De acordo com um estudo de mercado da SuperData, 1.3 milhões de dispositivos de realidade virtual foram vendidos em 2014. O mesmo estudo aponta que no final do próximo ano estes dispositivos terão uma base instalada de 10.8 milhões de utilizadores.
Deste número, estima-se que 48 porcento dos utilizadores correspondam ao PC, 28 porcento às consolas e os restantes 26 porcento ao Mobile. Embora a realidade virtual tenha outras aplicações, este estudo aponta que serão os videojogos a força de motriz inicial para esta tecnologia, calculando que 76 porcento de todos os conteúdos existentes para a realidade virtual são de videojogos.
Outros dados curiosos são que existem mais de 200 produtores a desenvolver conteúdos de realidade virtual e no total há 15 dispositivos em preparação para o mercado. A primeira onda vai chegar em 2015 ao PC, nas consolas os primeiros dispositivos estão previstos para 2016.
O estudo também nos diz que não serão os produtores de jogos AAA a dar o salto para realidade virtual, mas antes os produtores de jogos mais pequenos, que estão mais aptos para correr riscos e experimentar.
Uma das limitações, por enquanto, da realidade virtual é o hardware poderoso que exige, daí que se espere que a maior adesão inicial venha dos utilizadores do PC.