343 Industries é agora Halo Studios
Nova direção, novos jogos e mudança para o Unreal Engine 5.
A 343 Industries, agora rebatizada como Halo Studios, acaba de comunicar que está numa fase de reestruturação, tendo confirmado que está a trabalhar em vários novos projetos relacionados com o universo Halo. Como consequência desta reestruturação, a equipa de produção está a fazer uma mudança importante, passando a utilizar o motor de jogo Unreal Engine 5 para todos os seus futuros projetos, abandonando o Slipspace Engine.
O estúdio aproveitou a oportunidade para apresentar o Project Foundry, um projeto que não é propriamente um novo jogo, mas sim uma demonstração tecnológica avançada que exemplifica como será o futuro visual dos títulos Halo produzidos no Unreal Engine 5. De acordo com Pierre Hintze, diretor do estúdio, muito do que é mostrado neste projeto será representativo do que se pode esperar nos próximos lançamentos.
A transição para o Unreal Engine 5 marca uma importante mudança estratégica para a Halo Studios, que permite acelerar a contratação de novos talentos e facilitar a integração de produtoras no processo criativo. A utilização de um motor largamente utilizado na indústria, como o UE5, revela também uma tentativa do estúdio em otimizar a produção de novos conteúdos. A decisão de abandonar o Slipspace Engine está relacionada com o desejo de evitar as limitações impostas por um motor que já tinha componentes com cerca de 25 anos.
O Project Foundry dá uma ideia do que está para vir. Entre os locais apresentados, destaca-se a recriação da clássica paisagem do Pacific Northwest, bem como novas áreas como as Coldlands, uma região gelada, e as Blightlands, um ambiente cheio de inimigos conhecidos como Flood. Estas áreas mostram o nível de pormenor que o Unreal Engine 5 pode proporcionar, abrindo caminho para futuras produções que pretendam elevar a experiência Halo.
Tim Sweeney, CEO da Epic Games, manifestou o seu entusiasmo pelo facto da Halo Studios ter escolhido as ferramentas Unreal para os seus próximos projetos. “É uma honra ver a equipa escolher as nossas ferramentas para continuar a tradição de excelência da franquia”, afirmou Sweeney, em reconhecimento da importância desta colaboração.
Apesar do estúdio ainda não ter dado uma previsão concreta de quando os novos jogos serão lançados, a equipa está a trabalhar para garantir que o próximo capítulo da série tenha a qualidade esperada pelos fãs. Hintze frisou que, por agora, o estúdio quer atrair novos e apaixonados colaboradores e preparar o terreno para revelar mais informações assim que os projetos ganharem forma. Como tal, este é apenas o primeiro passo de uma nova fase para a Halo Studios.