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4A Games: Xbox One melhora todos os meses

Estúdio reconhece que a PS4 é superior mas por pouca margem.

Numa entrevista com os nossos colegas do Eurogamer.net, Oles Shishkovstov, director técnico do estúdio ucraniano 4A Games, reconheceu que a PlayStation 4 é superior à Xbox One no que diz respeito às especificações, mas sublinhou que a Microsoft tem vindo a optimizar a sua consola constantemente.

"A PS4 é apenas um pouco mais poderosa," disse Shishkovstov, que falou também sobre as diferenças técnicas entre as duas consolas, que vão desde o CPU, GPU, largura de banda e memória DRAM até à controversa memória ESRAM da Xbox One, cujo tamanho em certas ocasiões parece ser um problema para os produtores. No entanto, ele deu ênfase ao facto da Microsoft tomar todas as medidas necessárias para melhorar o dispositivo e compensar as suas limitações.

"A Microsoft não está a dormir. Cada kit de desenvolvimento da Xbox que foi lançado, antes e depois do lançamento da Xbox One trouxeram uma maior contagem de objectos no ecrã. Adicionaram uma série de características só para dar a volta às limitações do modelo API DX 11. E ainda tornaram disponível uma API fá-la-tu-mesmo do DX12/GNM - apesar de não termos usado isso em Redux devido à falta de tempo," disse ele, que aproveitou ainda para explicar que os 10% do poder adicional que supostamente foram conseguidos ao retirar o Kinect nem sempre é a dita percentagem.

"A questão é um pouco mais complicada, não é tipo 'toma, fica com esses dez porcento de desempenho que roubámos', na verdade essa percentagem é variável, às vezes podes usar 1,5 porcento a mais, e outras vezes 7 porcento a mais, e por aí fora," disse ele.

"Provavelmente conseguíamos alcançar uma resolução mais alta na versão Xbox One de Metro Redux, mas nós quisemos que o jogo fosse 100 porcento estável, com uma frame-rate bloqueada e sincronizada. Isso não significa que não podíamos fazer melhor com mais tempo, e tal como disse anteriormente, os kits de desenvolvimento da Xbox e o software do sistema continuam a melhorar todos os meses."

Finally, Shishkovstov addressed the June Xbox One developer update that promised to boost GPU power by letting developers use graphics resources previously dedicated to Kinect and apps. It was previously believed that as much as 10 percent of the Xbox One's graphics power was reserved for Kinect and apps, but this might not be true, Shishkovstov says. "The issue is slightly more complicated--it is not like 'here, take that ten percent of performance we've stolen before', actually it is variable, like sometimes you can use 1.5 percent more, and sometimes seven percent and so on," he said. "We could possibly have aimed for a higher res [for Metro Redux on Xbox One], but we went for a 100 percent stable, vsync-locked frame rate this time That is not to say we could not have done more with more time, and per my earlier answer, the XDK and system software continues to improve every month." Metro Redux is available today for PS4, Xbox One, and PC. For more on the title, check out GameSpot's review and what other critics are saying.

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