5 Contribuições Magníficas de Satoru Iwata
"No meu cartão diz presidente de uma companhia. Na minha mente sou um programador de jogos. No meu coração, sou um gamer."
Como já devem saber, Satoru Iwata, presidente da Nintendo faleceu este passado dia 11 de Julho de 2015 aos 55 anos. Enquanto várias personalidades da indústria reagem à sua partida, também nós aqui no Eurogamer Portugal queremos prestar uma homenagem a uma das mais brilhantes e humildes mentes que esta indústria conheceu até à data de hoje. Apesar de Nintendo significar Miyamoto ou Aonuma, de forma alguma podemos descartar todo o incrível contributo que este homem prestou à sua adorada companhia. Será que sabem até que ponto Iwata San provou que era mesmo um dedicado gamer no seu coração?
O homem que sempre apregoou a filosofia que os videojogos devem ser diversão para todos, foi também o homem que disse que "No meu cartão diz que sou o presidente de uma companhia. Na minha mente sou um programador. Mas no meu coração sou um gamer" e que sempre se dedicou à sua paixão: a criação de videojogos com altos padrões de qualidade. Divertido e comunicativo, aproveitou sempre as oportunidades para rir de si mesmo e não virou a cara a brincadeiras que partilhava com toda a comunidade mundial dedicada aos produtos Nintendo.
Sempre activo a partilhar a sua visão e a da empresa em respeito com os fãs, Iwata San foi sempre um homem com imensas histórias divertidas a partilhar. Fruto da sua jovem paixão pelos jogos e pela dedicação que lhes teve ao longo da sua vida. Esta história na qual fala da sua rivalidade com Miyamoto, criada na sua mente, conseguimos perceber o seu encanto e a singularidade que ostentava nesta indústria.
Sempre activo e directo, Iwata San falou sempre dos mais variados assuntos. Fosse o formato Free to Play e da falta de sinceridade que via nele, fosse da intenção em dar à Wii U energia, fosse da sua falta de entusiasmo com o iPad e o 3D em casa, ou então da forma como a Nintendo se dedicada a criar jogos divertidos e não arte, Iwata San marcava pela forma única de estar.
Parte fulcral da sua gestão da comunidade partiu mesmo dessa abordagem activa e directa, originando os Nintendo Direct em que dava a cara em prol da Nintendo. Além dos sensacionais Iwata Aks, onde nos dava um conhecimento aprofundado do desenvolvimento dos melhores jogos Nintendo, Satoru Iwata podia ser visto a brincar consigo mesmo, com as personalidades e figuras que a Nintendo estava a criar dos seus próprios responsáveis para estabelecer uma ponte com os consumidores.
As notícias sobre o seu falecimento deixam-nos bastante perplexos não só pela perda em si mas também pela dedicação que continuava a mostrar no presente. Recentemente dedicou-se à comunidade Japonesa durante a E3, para partilhar de forma clara todas as notícias e revelações que iam sendo feitas na América do Norte, e há bem pouco tempo afirmou a sua vontade de surpreender com a próxima consola da Nintendo. Iwata falou também sobre o futuro da companhia no mobile e em cada notícia era quase dado como certo que estaria lá nesse futuro que desejava e até nos fazia esquecer que estava mais frágil do que desejaria.
É óbvio que Satoru Iwata lutou até ao fim e que pensava já no futuro da sua empresa e o visionava. Para honrar um homem tão dedicado, esperamos que nos acompanhem nestes cinco factos fascinantes do seu percurso que revelam tanto da sua forma de estar e pensar.