5 Exclusivos Japoneses que Queremos Jogar
Riqueza nipónica em diversas consolas.
Ao espreitar para o mercado Japonês vemos facilmente uma mão cheia de jogos que teimaram em ficar pelo seu país de origem. Enquanto alguns são confirmados e lançados na Europa para o restrito grupo de dedicados jogadores, uma outra metade nem sequer direito a lançamento digital tem direito. Nem mesmo os que pertencem a grandes editoras como SEGA, Square Enix, Capcom, Koei Tecmo, Bandai Namco ou até Sony e Nintendo. Existem inúmeras produções que deram que falar ao longo dos meses e anos mas que ficaram apenas por isso, pelas conversas nos fóruns.
Alguns jogos foram falados durante tanto tempo, pedidos durante tanto tempo e deixaram-nos a suspirar durante tanto tempo que já te tornaram quase em mitos. Tornaram-se em objectos de culto ou de importação que apenas uma mão cheia de jogadores Ocidentais podem dizer com toda a garantia que os jogaram. Alguns casos, como Dragon Quest Heroes ou Yakuza 5 já foram confirmados para o Ocidente mas ainda assim continuamos a pensar nos restantes.
Ficamos a pensar numa potencial versão em formato digital com textos em Inglês, algo que poderia ser realizado no Japão se o orçamento o permitisse, vendida somente nas lojas digitais de cada consola. Seria uma forma altamente acessível de aceder a estes títulos sem forçar as editoras ou estúdios a investir rios de dinheiro em tempo extra de produção, promoção e venda. Seja de que forma for, seja qual for a geração de consolas ou plataforma que olharem, o Japão é um pequeno paraíso de exclusivos que teimam ao longo dos anos em ficar pelo seu país de origem.
Quando comprei a versão Japonesa de Dragon Quest Heroes desejava que o jogo fosse na mesma anunciado para a Europa e América do Norte pois é um produto que todos os interessados deveriam ter a possibilidade de adquirir. Agora olho para outros como Sengoku Basara 4 Sumeragi ou Ryu ga Gotoku 0 e fico a pensar se serei capaz de resistir à tentação (especialmente porque os preços podem ser demasiado para o que me é possível). No entanto estou a falar somente de uma plataforma, a PlayStation 4, que me permite importar e jogar os jogos nipónicos pois se olharmos para outras plataformas as coisas complicam
Especialmente evidente na sensacional Nintendo 3DS que está repleta de maravilhas que mereciam ser jogadas por todos os que gostariam de nelas investir o seu dinheiro. Kamen Rider: Batride War, Yokai Watch, Beyond the Labyrinth, Tales of Innocence R, Surge Concerto: Ciel nosurge, Bullet Girls, Final Fantasy Agito, Chaos Rings III Vita, God Eater 2 e o mais recente Sengoku Basara 4 -Sumeragi- são alguns dos jogos que nos deixam a suspirar por lançamentos na Europa. No entanto, a difícil escolhe acabou por se resumir a estes 5 principais destaques.