Passar para o conteúdo principal

5 jogos para começar a jogar na Mini NES Classic

A oferta é grande por isso escolhemos alguns clássicos para jogar ao ataque.

O retro está in: não há volta a dar. Por todo o lado trocam-se e vendem-se jogos das gerações 8 e 16 bits como nunca, e nem as reedições em formato digital dos grandes clássicos abrandam o entusiasmo do coleccionismo. A caixa, o cartucho e o manual ainda correspondem a uma espécie de cereja no topo do bolo, neste caso, as antigas consolas, que ligadas a um televisor adequado (a partir dos televisores 4K, adeus às consolas retro) proporcionam o regresso a um passado marcante, não apenas de pura nostalgia, mas repleto de experiências intemporais.

O retro também está in porque muitos produtores independentes e uma vaga grande dos seus jogos apresentam influências de modelos e géneros do passado. Convenhamos que no passado muito se fez em torno de conceitos simples e eficazes. Só para ter uma ideia disso basta pensar em Tetris ou Pac-Man, sobre como jogos muito simples em jogabilidade e conceito criam um efeito aditivo invulgar. Mas entre as recuperações pelos produtores independentes estão géneros como Metroidvania, ou os primeiros Zelda, a apresentarem mundos abertos e a base do que é hoje o género "sandbox".

E o retro está in porque pela primeira vez vemos a Nintendo lançar uma nova peça de hardware inédita. Com a Mini NES Classic a Nintendo recupera uma data de clássicos da sua primeira plataforma doméstica e um dos maiores sucessos em termos de hardware, a NES, só suplantada recentemente pela Nintendo Wii. A Mini NES Classic é uma nova forma de experimentar os grandes clássicos do passado num moderno televisor de alta definição. Sem espaço para cartucho e mais pequena, quase cabível na palma da mão, integra uma unidade de armazenamento e um processador que dá vida a 30 antigos jogos, mas que ainda hoje se jogam com prazer de então ou se dá a conhecer às gerações mais novas, uma porção de jogos que exibem os primórdios da indústria.

Ver no Youtube

A Nintendo preocupou-se em conseguir uma boa emulação, tanto que os jogos correm um pouco melhor que as versões NES da Virtual Console da Wii U. Com um segundo comando podem partilhar os jogos com um outro jogador e desafiar um amigo ou amiga para aqueles antigos confrontos. Mas também existem jogos para apenas um jogador. Neste artigo, dos 30 jogos disponíveis, vamos destacar 5 títulos imprescindíveis para começar a jogar, até porque no meio de tanta oferta é bom estabelecer um rumo ou mapa sobre quais começar a jogar de modo a tirar o máximo proveito de cada um. De resto é a título sugestivo, baseado num critério de qualidade e valor dos géneros, que sugerimos este TOP 5. Sem mais delongas vão para a página seguinte.