50 mil jogadores de Minecraft infectados com malware
Foi propagado através de skins no site oficial.
Quase 50 mil jogadores de Minecraft foram infectados com malware nos últimos 30 dias, de acordo com um alerta lançado no blogue do antivirus Avast.
O malware, desenhado para formatar os discos de armazenamento dos utilizadores e apagar dados de recuperação e programas do sistema, estava alojado no site oficial de Minecraft através de skins em formato PNG. As skins podem ser carregadas para o site de várias fontes, facilitando o processo de propagação do malware.
A equipa do Avast descreve o código como "pouco impressionante", explicando que as linhas de código podem ser encontradas facilmente em sites que ensinam a criar vírus no Notepad.
"Embora seja justo assumir que os responsáveis não são ciber-criminosos profissionais, a maior preocupação é a razão pela qual skins infectadas podem ser carregadas para o site oficial de Minecraft," é dito.
A Mojang já foi alertada para as skins com malware e respondeu que está a trabalhar numa solução para resolver a vulnerabilidade. Nem todas as skins alojadas no site oficial são maliciosas, mas a imagem em baixo mostra três exemplos skins infectadas.