Passar para o conteúdo principal

51 jogos retirados nas lojas Norueguesas

Ataque terrorista leva lojas a tomar iniciativa.

Uma das respostas da sociedade norueguesa depois do ataque terrorista em Oslo e na ilha de Utoya que foi levado a cabo por Anders Behring Brevik, autor confesso do crime, foi a de proibir a venda de 51 videojogos.

Varias lojas decidiram retirar por tempo indeterminado, e sem qualquer pressão por parte do governo ou das autoridades, 51 jogos diferentes das suas prateleiras. A medida foi tomada por várias lojas de renome do país como a Coop Norway e Platekompaniet.

Entre os jogos retirados estão Homefront, Sniper Ghost Warrior e todos os jogos da série Call of Duty. Outros títulos que não têm muito que ver com guerra também foram retirados, como foi o caso de World of Warcraft.

Breivik, no seu panfleto de propaganda ideológica, incluía algumas referências a videojogos como World of Warcraft, chegando mesmo a afirmar que o jogo Call of Duty: Modern Warfare 2 serviu-lhe de treino mental e contou que usava World of Warcraft como desculpa, referindo estar viciado nestes dois jogos, para evitar o contacto com amigos e família.

Brevik colocou uma bomba no centro de Oslo e depois foi até à ilha de Utoya onde, com armas de fogo, disparou indiscriminadamente contra um grupo de jovens, causando um total de 76 mortos.

Lê também