68% das Xbox 360 originais eram defeituosas
Afirma Dean Takahashi no seu novo livro.
De acordo com o novo livro de Dean Takahashi, intitulado de Xbox 360 Uncloaked, o rácio de consolas Xbox 360 defeituosas em Agosto de 2005 (faltando ainda 4 meses para ser lançada) era de 68%.
As estatísticas disparam quando falamos do CPU da consola, o processador de três núcleos desenhado pela IBM, que tinha um rendimento de apenas 16 %.
Takahashi não revela as suas fontes mas informa que são membros que pertencem a equipas internas da Microsoft. Segundo essas mesmas fontes a própria Microsoft estava consciente do elevado numero de consolas defeituosas, no entanto Robbie Bach negou várias vezes, e apesar de tudo decidiu lançar a consola na mesma, tudo para que os prazos fossem cumpridos.
No inicio de 2007 cerca de mais de um milhão de consolas Xbox 360 foram enviadas para reparação, o que forçou a companhia a anunciar um serviço de reparação gratuito e a aumentar a sua garantia.
Também segundo as fontes de Takahashi um dos principais problemas dos primeiros modelos foi a adição tardia de elementos como o disco rígido e o sistema de controlo sem fios dos control pads , que bloqueavam o fluxo de ar dentro da consola.
Ainda de acordo com o livro, a Microsoft chegou a ser forçada a suspender a fabricação de consolas entre Janeiro e Junho de 2007 para poder investigar as causas dos erros e encontrar solução para eles. Apesar disso Robbie Bach convocou a imprensa em Julho para dizer-lhes que há muito que a companhia tinha resolvido os problemas técnicos da consola.