A DEI prejudica os videojogos, diz produtor de Helldivers 2
Os jogos devem focar-se em momentos espetaculares.
Johann Pilestedt, diretor criativo de Helldivers 2, foi abordado com um pedido muito específico de um seguidor na rede social X, o que o levou a comentar um dos assuntos mais polémicos no atual mundo do entretenimento ocidental.
Pilestedt deixou uma mensagem de ano novo 2025 aos seus seguidores na X, na qual pergunta aos fãs da Arrowhead Game Studios sobre o que desejam do próximo jogo da produtora. Segundo diz, está a trabalhar no conceito e por isso adoraria ouvir a especulação dos fãs.
Numa das primeiras reações, um fã disse para “nunca adicionar DEI aos vossos jogos”, o que motivou Pilestedt a responder que se não melhora a experiência de jogo, está a prejudicar.
“Se não melhora a experiência de jogo, prejudica-a. Os jogos devem focar-se na pura perseguição de momentos fantásticos,” respondeu Pilestedt.
Questionado por outro fã sobre como a DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) teria beneficiado Helldivers 2, Pilestedt respondeu que “não gosto de rótulos. Mas a humanidade está unidade na sua extrema xenofobia na Super Terra. #Inclusão, portanto, talvez isso seja DEI?”
“Não quero mesmo saber. Façam bons jogos, não façam declarações políticas contemporâneas.”