Passar para o conteúdo principal

A importância da Praça Mii

O sucesso dos encontros através do StreetPass da 3DS.

O que distingue a Nintendo 3DS da Nintendo DSi não é só uma melhoria abissal do grafismo e imagens 3D sem recurso a óculos especiais. Uma Nintendo 3DS traz consigo imenso potencial e isso nunca poderá ser explorado devidamente se não for dado uso a duas características essenciais, o online e a ligação local. A Nintendo quis dar um nome a cada uma destas conexões e chamou à primeira SpotPass e à segunda ligação o StreetPass. É sobre esta característica - o StreetPass - que pretendo falar mais um pouco, já que através dela não só é possível personalizar a consola como utilizá-la como sistema que regista encontros e angaria desafios para os nossos jogos favoritos.

A primeira coisa que devem fazer depois de abrirem a 3DS é fabricar um Mii à vossa imagem. Os Miis são como que caricaturas vossas e uma das melhores coisas que a Nintendo lançou com a Wii. Mas se na Wii faltou sempre a interacção on-line para dar profundidade e mais substância à função, com a 3DS o panorama é bem diferente. O Mii pode ser criado a partir de uma fotografia. Se não gostarem do resultado, supondo que são mais bonitos do que realmente a imagem vos sugere ou pretendem apurar alguma característica, podem sempre editar a imagem.

Lá para a frente poderão usar no vosso boneco acessórios como bonés do Mario ou do Yoshi, o capacete de Samus Aran, usar penteados especiais e alguns adereços que não figuram na linha das opções predefinidas. Depois de criarem o vosso boneco é altura de o levar para a Praça Mii, a praça onde irão encontrar mais bonecos oriundos de consolas 3DS com que tenham cruzado a ligação. Esta plataforma de encontros é também o caminho para realizar façanhas (um misto de achievements e troféus), conhecer outros Miis, jogar alguns jogos, nomeadamente o Troca-Puzzle e O resgate Mii e contemplar as imagens tridimensionais que tenham completado.

O funcionamento e sucesso nestes desafios depende de vários factores como caminhar ou transportar com a consola em "standby" (com a função StreetPass activada) para recolher mais moedas que permitem comprar peças do puzzle e conseguir encontros com mais Miis. As moedas funcionam como elemento de troca para vários conteúdos; postais da Caixa Postal Nintendo, heróis suplementares para enfrentar os monstros no jogo O Resgate Mii e peças de puzzle. Muitas das peças que comprarem e que sejam repetidas serão depois oferecidas aos Miis que venham a encontrar.

Certos encontros valem por dois.

Os encontros com os Mii's são sempre a parte mais hilariante. Estabelecido ponto de encontro na Praça Mii, segue-se a tradicional saudação dos Mii's oriundos de consolas que cruzaram os seus dados. Se preencherem campos pessoais como coisas que gostam de fazer ou quais os vossos animais preferidos ou sonhos, isso será revelado aos outros Miis. Não são detalhes íntimos, nem intrusivos e de inscrição obrigatória, e até se presta a um registo divertido e salutar saber que, por exemplo, Yoshinori Ono gosta de comer e que o seu animal de estimação favorito é o cão. Nós sabemos sobre ambas as preferências. Mas não só podemos encontrar utilizadores como o Sr. Ono como encontramos outros através da Caixa de Correio como o Sr. Iwata ou o Sr. Shibata. Os encontros ficam registados, uma vez que os Miis encontrados entram para uma parada que vai aumentado à medida que recrutam mais Miis.

Há quem tenha dezenas de encontros, centenas de encontros e até milenas de encontros. Existem bons pontos para fazerem disparar o vosso contador. Se levarem a consola para um centro comercial conhecido e jogarem um pouco ou circularem por lá com a máquina em "standby" é provável que encontrem outros utilizadores. Depois há os aeroportos e os encontros ou meetings com utilizadores da consola. Os aeroportos e passagens pelos países estrangeiros são altamente recomendados. Todos os Miis são provenientes de uma região de um país. Ao encontrarem-se com esse Mii irão preencher o espaço reservado para essa região no país de origem do Mii e se conseguirem encontrar-se com Miis de todas as regiões de um mesmo país, completam outra façanha.

É certo que o consumo da bateria tende a ser acelerado quando a função está ligada. Ainda que a consola se encontre em "standby" está a perder energia. No entanto, vale a pena abrir a consola para os encontros locais e alimentar a parada de Miis, feita de encontros, saudações, troca de informações, desafios e ofertas. Tudo alcançado com o design e a sobriedade que a Nintendo nos habituou. Outros desafios, jogos e façanhas poderiam ser adicionados. Nada que não se possa resolver num futuro update ao "software" da consola.

Este artigo integra a secção do passatempo Visita Guiada Nintendo 3DS e é o último de uma série de quatro artigos que foram publicados durante o mês de Setembro. Para se habilitarem a ganhar uma viagem a Paris para a Japan Expo e jogos para a Nintendo 3DS deverão consultar por aqui as regras de funcionamento do passatempo.

Lê também