Passar para o conteúdo principal

A indústria "não está de boa saúde"

Fundador do Avalanche Studios critica o modelo praticado atualmente.

Christofer Sundberg

Christofer Sundberg, o fundador e diretor criativo do Avalanche Studios, o estúdio dos jogos Just Cause e que está atualmente ocupado com a produção do jogo de Mad Max, entre outros projetos, criticou o estado da indústria dos videojogos destacando que o modelo de negócio praticado não é saudável.

"Não está de boa saúde neste momento," disse Sundberg referindo-se à indústria como um todo (via Gamespot). "Os jogos evoluíram, a tecnologia evoluiu, mas como um negócio, ainda estamos presos aonde estávamos há 15 anos. À medida que os orçamentos crescem, os riscos aumentam".

Sundberg conta que a maioria dos jogos que são lançados a $60 já não têm lucro, e que "as editoras e produtores muito raramente lucram com um investimento num jogo de cinco a oito horas".

O estúdio de Sundberg tem vários projetos em desenvolvimento, mas não se sente numa posição segura porque os jogos AAA implicam um investimento enorme, "e mesmo se dois milhões de pessoas comprassem uma cópia, a maioria dos grandes jogos nem atingiria o ponto break-even se fossem exclusivos da próxima geração".

Lê também