A maioria dos atuais sucessos mobile não cumpre as regras sobre as caixas de loot
Não informam devidamente os jogadores.
Uma investigação da BBC no Reino Unido alega que quase todos os atuais sucessos mobile não cumprem com as leis sobre as caixas de loot, o que poderá resultar em sanções neste território.
No Reino Unido, as produtoras e editoras de videojogos devem comunicar de forma fácil de entender que os seus jogos incluem caixas de loot, mas a investigação da BBC mostra que entre os 45 jogos mais lucrativos na Google Play Store, apenas 26 informam na sua página a presença de tal mecânica.
Monopoly Go, o jogo que surge em primeiro na lista de maior receita na loja digital Android, nem sequer informa da presença de caixas de loot nas publicidades que surgem ao navegar pela loja ou internet, o que vai contra as leis implementadas no país.
Uma investigação efetuada na Dinamarca diz que perto de 90% dos jogos com caixas de loot não são promovidos com publicidades que informam as pessoas da sua presença, o que mais uma vez está a levantar discussões sobre a transparência das editoras.
Para as autoridades, é um sinal que as companhias na indústria dos videojogos estão dispostas a “ignorar ou esquecer de forma conveniente regras que podem interferir com a sua capacidade para vender aos jogadores", o que para alguns é visto como uma desconsideração pelo jogador que querem alcançar.