A Microsoft deixa os estúdios decidir como usar o poder da Xbox One X
Não obrigam ninguém a perseguir os 60fps.
Apesar de muitos jogadores preferirem resoluções superiores, 4K nativa e uma qualidade de imagem mais nítida, outros tantos não se importam com uma resolução padrão em troca de um rácio de fotogramas a 60fps fixos, algo que consideram ser como o ouro.
Albert Penello, director sénior na gestão e planeamento de produtos da Microsoft, diz que é um equilíbrio muito difícil de alcançar e que serão os estúdios a decidir o que fazer com o poder da Xbox One X.
A chegada da nova consola veio levantar mais uma vez a questão sobre a possibilidade de alcançar 60fps em todos os jogos, algo que Penello diz não ser assim tão simples.
"É uma conversa interessante e está muito relacionada com a arte dos jogos, o que as fabricantes das consolas podem ordenar e o facto que penso que a realidade....existem certamente puristas dos 60fps, pessoas que pensam que é absolutamente obrigatório."
"Olha, podíamos colocar componentes ainda mais poderosos na caixa e existiriam estúdios que aumentariam ainda mais a qualidade e corriam-no a 30fps. É uma conversa interessante, 'Porque é que não tens 60fps em todos os jogos?' Bem, porque os programadores não querem fazer isso," diz Penello.
Segundo diz Penello, cada estúdio decidem como quer apresentar os seus jogos, a Xbox One X tem capacidade para permitir aos estúdios realizar vários tipos de melhorias.
"As pessoas diz, 'Oh, não fazem o suficiente com o hardware...' Mas fizemos! É muito capaz disso e se colocássemos coisas mais poderosas, os programadores iam na mesma encontrar formas de a levar além das duas capacidades. Os videojogos funcionaram sempre assim."
"Não é algo que no qual podemos mandar, não é o nosso papel. Dizer aos estúdios o que é melhor para o seu jogo. Esta é uma conversa mais para jogadores entre criadores de jogos."
A Xbox One X já se encontra disponível nas lojas e custa 499.99€.