A Microsoft deteriorou o Game Pass, acusa a FTC
Diz que avisou sobre a deterioração do serviço.
A Microsoft anunciou mudanças significativas no serviço Game Pass, incluindo um novo patamar, ajuste no estatuto de acesso a estreias, e ainda aumento dos preços, algo que a FTC não ignorou.
A Comissão Federal do Comércio nos Estados Unidos (FTC), a maior oponente da Microsoft na compra da Activision Blizzard, reagiu ao anúncio sobre o Game Pass para dizer que avisou que isto iria acontecer, que isto é “precisamente o tipo de dano ao cliente” do qual falou em tribunal.
A FTC alega que “a deterioração do produto, remover os jogos mais valiosos do novo serviço da Microsoft, combinado com o aumento de preços para utilizadores atuais, é exatamente o tipo de dano ao consumidor causado pela fusão do qual a FTC falou,” escreveu num comunicado.
“Os aumentos de preço da Microsoft e a deterioração do produto, combinado com o reduzir do investimento nos lançamentos e na qualidade do produto da Microsoft através do despedimento de funcionários, são características de uma companhia a exercer poder sobre o mercado após uma aquisição.”
Para a FTC não existem dúvidas, “o aumento de preços coincide com a adição de Call of Duty ao patamar mais caro do Game Pass e a descontinuação do patamar Consolas acontecerá pouco após o lançamento do próximo Call of Duty.”
A FTC relembra que, no tribunal, a Microsoft afirmou que Call of Duty ficaria disponível no Game Pass no dia de lançamento, sem aumentos de preço por causa da aquisição, o que seria um benefício para os consumidores.
A organização defende que é mais uma prova que o seu ceticismo era justificado, relembrando que os recentes despedimentos também já revelaram contradições entre o que foi dito no tribunal e feito após aquisição.