"A Nintendo é uma companhia que pode fazer o que quiser"
Satoru Iwata relembra que é uma companhia de entretenimento, e não apenas de videojogos.
Para muitos a Nintendo é significado de videojogos, mas na realidade, a Nintendo é uma companhia com mais de 100 anos que ao longo da sua existência focou-se em produtos diferentes. É verdade que desde 1983 o foco principal da Nintendo, e atualmente o único, são os videojogos, mas Saturo Iwata, o presidente da companhia, veio sublinhar numa entrevista com o Diamond.jp (traduzida pelo Siliconera) que têm capacidade para fazer o que quiserem.
"O facto de que o nosso foco são os videojogos não irá mudar, mas sinto a necessidade de aproveitar esta ocasião para dizer que a Nintendo é uma companhia que pode fazer o que quiser," disse Iwata.
"Este assunto veio à tona quando Yamauchi morreu, senti que os nossos arredores estavam a mudar. Precisamos de redefinir o que a Nintendo deve fazer de agora em diante. Contudo, sinto que dizer 'A Nintendo fará qualquer coisa' é a ideia errada para a companhia", continuou.
"Yamauchi sempre disse que a Nintendo é uma companhia para entretenimento e não deverá fazer outra coisa, e ele não pensava necessariamente que entretenimento é igual a videojogos. Estive a pensar na forma de expressar os sentimentos de Yamauchi, e pensei sobre isso incessantemente, mesmo durante as férias de ano novo".
A meditação de Iwata conduziu-o para as siglas QQL (quality of life). A ideia é utilizar a diversão para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para Iwata é um encaixe perfeito com a Nintendo e foi por isso que se focou na qualidade de vida durante os resultados financeiros apresentados em janeiro.
O investimento na qualidade de vida por parte da Nintendo, apesar de delineado, ainda não é bem claro. Julgando por dois esquemas mostrados em janeiro, parece que a Nintendo vai tentar unir este seu novo investimento com os videojogos.