A opinião dos jogadores é cada vez mais importante para criar jogos, diz Nexon
Especialmente com os custos a subir tanto.
A Nexon, produtor e editora de jogos como The First Descendant e The First Berserker: Khazan, acredita que atualmente é cada vez mais importante escutar o feedback dos jogadores durante o desenvolvimento dos jogos, especialmente com os custos de produção a subir tanto.
Numa recente entrevista no Tokyo Game Show 2024 com o 4Gamer, obrigado ao Automaton Media, Yong-hyun Park falou sobre os processos que a Nexon está a executar nas suas produções. Atualmente, os riscos começam logo na fase de aprovar projetos, uma vez que estão cada vez mais caros, o que está a motivar a Nexon a escutar mais os jogadores ao invés de ler números de mercado e calcular previsões.
“Se é um MMORPG, podemos calcular mais ou menos o seu desempenho. No entanto, no que diz respeito a jogos como Blue Archive ou The First Descendant, eu e a minha companhia não temos experiência na criação e lançamento de tais jogos, mesmo na Coreia este tipo de jogos eram raros até agora.”
Sem dados nos quais se basear, produzir projetos que podem custar mais de $70 milhões é um enorme risco, mas Park diz que existe algo absoluto, que é a voz dos jogadores, muito mais importantes do que estimativas e números de referência.
“Trabalhar com base no passado focado no lucro que queres alcançar no teu jogo funcionava bem no passado, quando os custos de produção eram baixos. Mas com os custos de produção a subir gradualmente, os erros nos números podem acumular-se e podes dar por ti com o teu jogo a despedaçar-se no lançamento. Se pensares dessa forma, o feedback dos jogadores é o método mais fiável neste momento.”
Park diz que não sabes quanto dinheiro podes fazer, mas ficas com a ideia do tipo de jogo que vai agradar aos jogadores. É por isso que começaram a testar os jogos a meio do desenvolvimento, para obter feedback dos jogadores e saber o que vai agradar.