A PlayStation continuará a comprar estúdios de forma não orgânica para crescer
Faz parte do plano de expandir e lançar mais jogos.
Jim Ryan, presidente da Sony Interactive Entertainment, disse hoje aos investidores e analistas que a companhia continua à procura de parceiras para adquirir e que se querem expandir o seu negócio ou alcance na indústria, terão de recorrer ao crescimento não orgânico.
Entre abril de 2021 e março de 2022, a PlayStation comprou a Bluepoint Games, Housemarque, Nixxes e a Firesprite, mas também investiu na Devolver Digital e Discord. Além disso, está à espera que terminem os processos legais para adquirir a Bungie e a Haven Studios. Ryan diz que após esta elevada atividade nos últimos meses, ainda não vão parar e serão anunciadas mais compras e parcerias estratégicas.
“Estivemos altamente ativos na área das fusões e aquisições e investimento,” disse Ryan.
“ O propósito destes investimentos é aumentar a nossa força na PlayStation Studios, mas também adquirir conhecimento em áreas do desenvolvimento de videojogos onde historicamente não tivemos uma grande presença.”
Ryan diz que a Bungie é um dos melhores exemplos dos seus planos pois a companhia permitirá expandir-se na área dos jogos vivos como serviço e adquirir conhecimento importante para o desenvolvimento de outros títulos.
Para expandir o seu negócio até ao mobile e PC, a Sony precisará de comprar mais companhias e crescer de forma não orgânica, disse Ryan. “Consoante transitamos da nossa histórica estratégia de desenvolvimento para uma muito mais ampla e um alcance de mercado maior do que aqueles que temos atualmente, é muito provável que o estímulo não orgânico seja necessário para ajudar a alcançar estes sonhos.”
Ryan diz que se as companhias nas quais estão interessados ajudar nesse objetivo e até o acelerar, vão abordar a possibilidade de as adquirir ou formar parcerias estratégicas.