A PS5 Pro poderá manter alguns jogos a 30fps
Melhorias na resolução bastam para o certificar.
A PlayStation 5 Pro chegará a 7 de novembro por 799 euros com o objetivo de melhorar todos os jogos que podes correr na atual versão da consola, algo que Mark Cerny, o seu principal arquiteto, exemplificou com diversos títulos a correr com qualidade gráfica dos Modos Qualidade com o desempenho a 60fps dos modos Desempenho.
No entanto, isso não significa exatamente que todos os jogos vão passar a correr a 60fps na PS5 Pro se a produtora trabalhar numa atualização. Alguns jogos vão na mesma correr a 30fps, com melhorias na resolução e qualidade gráfica, o que poderá ser suficiente para a Sony certificá-lo como “Melhorado para a PS5 Pro”.
É o que nos diz Tom Warren do The Verge, que em abril falou da PS5 Pro e foi informado pelas suas fontes do processo de certificação da Sony para a sua consola mais poderosa. Warren explica que as fontes falam em melhorias na qualidade gráfica e no desempenho, mas se uma resolução dinâmica não receber valores máximos superiores, não será aceite como jogo melhorado para a PS5 Pro.
Warren diz que ouviu falar em exemplos como resoluções e desempenhos superiores, mas que apesar da Sony desejar os jogos a 60fps, certificará a atualização se tiver apenas melhorias como ray tracing ativada ou resolução superior.
O exemplo é um jogo PS5 com resolução dinâmica entre 1080p e 1440p a 30fps que passa para 1280p e 2160p a 30fps na PS5 Pro é o suficiente para obter certificação da Sony. Um salto de resolução fixa a 1440p para 2160p (4K nativa) também será aprovado pela Sony, mas melhorias como estabilizar uma resolução dinâmica num valor superior não.
De igual forma, pegar num jogo que na PS5 está a 30fps para o colocar a 60fps na PS5 Pro será certificado, mas melhorar o desempenho para se tornar mais estável ou manter-se no valor mais elevado possível não.