Passar para o conteúdo principal

Intro e Jet Set Radio

Está na hora!

A SEGA anunciou mudanças nas posturas e filosofias pelas quais se rege, afirmando que traçará um compromisso mais firme com a qualidade. Embalada pelo sucesso de jogos como Persona 5, um produto da Atlus que transpira Japão por todos os poros mas com apelo global, a SEGA vai agora focar-se em lançamentos multiplataformas que tirem proveito das suas grandes propriedades intelectuais. Para tal acontecer, a companhia Japonesa que outrora concorreu no mercado de consolas vai ressuscitar propriedades intelectuais adormecias, algo que deixou os fãs mergulhados num mar de esperança. A SEGA não é apenas a maestra dos nossos sonhos de criança, é dona de algumas das mais incríveis propriedades intelectuais que esta indústria já viu.

Claro que também nós ficamos a pensar nas séries que podiam ressuscitar e existem as mais óbvias. São quase obrigatórias e de forma alguma podem ficar tanto tempo adormecidas. No entanto, a SEGA é uma companhia que quer fazer dinheiro e gerar lucro. Não estamos mais nos anos 90 e a indústria evoluiu, muitos dos géneros que dominava evoluíram e outros desapareceram. A pensar nessas razões, decidimos criar uma lista que acreditamos ser firme e de baixo risco. Jogos ou séries de apelo global, que podem até seguir o caminho escolhido para Sonic Mania e não precisam forçosamente regressar como um AAA de elevado perfil.

Ao anunciar que vai ressuscitar propriedades adormecidas, a SEGA não afirmou que tem dinheiro para deitar fora e começar repentinamente a arriscar em projectos incertos cujo desenvolvimento poderá não ter o retorno esperado. É por isso que preferimos manter alguma cautela e imaginar projectos de uma escala mais pequena. Ainda assim, o sonho comanda a vida.


Jet Set Radio

Esta é uma daquelas séries que associamos de imediato à Dreamcast, apesar de só um jogo ter sido lançado na última consola da SEGA. No entanto, é o exemplo de um estado de espírito e postura que se sentiam naquela altura. Um jogo altamente irreverente, colorido, com uma banda sonora energética, e acima de tudo um conceito completamente diferente de tudo o que havia sido feito. Na viragem do século, a indústria dos videojogos estava a ficar mais arrojada, mais experimentalista, e Jet Set Radio é um dos melhores exemplos da excentricidade Japonesa que governava em todo o globo.

Circular de patins por uma metrópole Japonesa enquanto desenhas nas paredes e executas acrobacias é algo que nem sabemos bem se deveria funcionar, o certo é que a SEGA fez com que funcionasse. Era uma incrível sensação que envolvia qualquer apaixonado pela cultura Japonesa e que demonstrava bem como a SEGA arriscava que quebrava os moldes tradicionais. Provavelmente será difícil tornar Jet Set Radio rentável em 2017 mas tudo dependerá da forma escolhida para recuperar a série. É algo muito único e um capítulo incrível na história dos videojogos. Por essa razão ainda suspiramos pela série.

Ver no Youtube

Jogos na série (data de lançamento)

  • Jet Set Radio - Junho 2000 (Dreamcast)
  • Jet Set Radio Future - Março 2002 (Xbox)