Passar para o conteúdo principal

A série Megami Tensei surgiu graças à Nintendo

Autor foi convencido pela companhia a adaptar livro para jogo.

Shin Megami Tensei é uma das mais populares séries da Atlus em todo o mundo, a partir da qual a ainda mais popular série Persona nasceu, mas o autor da obra original partilhou uma curiosidade na qual revela como a Nintendo esteve muito perto de desenvolver o primeiro jogo e tornar-se responsável por esta série.

Aya Nishitani, aclamado autor da obra Digital Devil Story: Megami Tensei, decidiu começar a escrever em Inglês no Twitter para partilhar mais da sua obra com os fãs ocidentais, que enfrentam grandes dificuldades para aceder aos seus trabalhos. Nishitani decidiu revelar aos leitores e fãs em todo o mundo a origem dos jogos e partilhou uma curiosidade sobre os primeiros dias da sua obra.

Segundo conta, foi a Nintendo que teve a ideia para adaptar para videojogo o livro Digital Devil Story: Megami Tensei, apesar de recusarem desenvolvê-lo internamente. O videojogo inspirado no seu primeiro livro acabou por ser desenvolvido pela Atlus e Namco, que o lançaram em julho de 1987 na MSX antes de chegar à NES, alguns meses depois.

"Deixem-me contar algo importante atualmente. Comecei a escrever Megami Tensei, mas antes de o mostrar ao meu editor, mostrei-o a um sénior na universidade (vou-lhe chamar Mr.X) para o ler e pedir a sua opinião," começou o senhor Nishitani a contar.

"O meu talento para ideias não tinha rival. Ele foi o primeiro a dizer-mo. Pedi a Mr.X para o ler, mas a sua reação não foi boa. Pensei nisso durante dias sem dormir. Penso que o problema era que o meu estilo de escrita era direcionado para histórias curtas e não longas. Mas havia algo mais importante."

"Estava a tentar fazer do protagonista um herói. Mas depois pensei, um estudante do liceu que invoca demónios porque está insatisfeito com o status quo não pode ser um herói. O protagonista deve viver com os seus pecados. Com isso em mente, sabia que a história tinha de ver delineada como uma tragédia. Talvez se tornasse num romance ligeiramente melhor. Pedi ao Mr.X para olhar para o meu manuscrito antes de o entregar no escritório."

"Quando foi tomada a decisão de publicar o livro e a Tokuma Shoten começou a escolher ilustradores, o Mr.X apresentou-me a alguém inesperado. Era o diretor da Nintendo, a famosa criadora da NES."

"Ele leu o meu romance e disse que era interessante e iria perguntar se a sua companhia o podia adaptar para jogo. 'Vou ver se a minha companhia o pode adaptar para jogo', disse ele e levou o manuscrito consigo. Uma semana depois, ele chamou-me e lamentou. 'Penso que pode funcionar, mas existe uma forte opinião que um jogo no qual invocas demónios não pode ser lançado pela marca Nintendo'."

"Ele sugeriu outra criação, mas recusei. Não podia fazer outro título porque estava fixado em Megami Tensei. Isso foi o início de tudo. Uma vez que somente algumas pessoas no Japão conhecem a história, não a contei publicamente até agora. Mas agora, penso que vos devia contá-la, por isso contei."

É um relato fascinante e que nos mostra um pouco da origem de uma das mais populares séries japonesas. A ideia para uma adaptação para videojogo veio da própria Nintendo e assim nasceu uma série que fascina mentes em todo o mundo, seja com a linha principal ou com Persona.

Lê também