A Sony quer a PS5 como o melhor local para jogos third-party
Tornar mais robusto o seu ecossistema.
A Sony Interactive Entertainment quer tornar a PlayStation 5 no melhor lugar para jogar títulos desenvolvidos pelas suas parceiras. No entanto, numa era em que frequentemente é mais rentável ter o maior número de pessoas a jogar estes jogos, diferenciar as versões PlayStation exige novas abordagens
Shawne Benson, gestora das aquisições e catálogo third-party na PlayStation, falou com o Games Industry e explicou que "existe espaço para exclusivos quando faz sentido, obviamente, mas o foco está mesmo, especialmente num modelo de distribuição digital que é mais prevalente do que no passado, é que existem diferentes tipos de gameplay."
Benson diz que atualmente não faz sentido ter a mesma abordagem para todos os casos e na sua perspetiva, os jogos grátis para jogar são um bom exemplo disso pois "são um modelo de negócio de maior sucesso quando está no máximo possível de plataformas e consegue a maior audiência possível".
Se a oportunidade surgir, Benson diz que mais importante do que uma exclusividade é diferenciar a versão PlayStation, para a diferenciar como a melhor, mesmo que seja através da tecnologia e do apoio aos estúdios com a ajuda dos engenheiros da Sony.
O uso do Dualsense e das suas especificidades, aproveitar tecnologias existentes na PS5 e até o áudio 3D no design sonoro do jogo, o que se torna em material que podem usar para promover a versão da sua consola.
Para a SIE, frequentemente existe maior apelo em ajudar os estúdios a desenvolver os jogos e tornar a versão PS5 ainda melhor do que poderia ser do que pagar por exclusividades.
Estes comentários de Benson chegam numa altura importante para a PlayStation, tal como falamos neste artigo sobre a PlayStation em 2023. A companhia tem vários acordos de exclusividade e também ajuda outros estúdios a melhorar as versões PS5 para aumentar o seu apelo numa fase em que existe estabilidade de stock nas lojas.