A Steam recebe mais de 40 jogos por dia e isto dificulta a vida dos criadores
A indústria está a passar por um mau momento, dizem investidores e analistas
Após meses marcados por despedimentos, cancelamento de jogos e encerramento de estúdios, parece existir o consenso que a indústria dos videojogos está a passar por um dos seus mais conturbados momentos. De acordo com vários investidores, a situação vai continuar, mas há esperança por melhorias.
Em conversa com o GI.biz, vários diretores de estúdios e investidores comentaram que existe uma maior cautela na hora de investir na indústria dos videojogos e que este é um dos momentos mais difíceis jamais vistos.
A era após a explosão de atividade que surgiu no isolamento social e a inflação estão a afastar os investidores. Spike Laurie partilhou que existe um maior escrutínio na hora de analisar os projetos que serão apoiados com dinheiro. Antes, a confiança numa boa equipa com uma boa ideia eram suficientes, mas atualmente existem muitos outros requisitos, como assegurar que o título conseguirá sobreviver numa era repleta de lançamentos.
Patrick O'Donnell, analista na Goodbody Equity Research, acredita que 2023 foi um ano incrivelmente difícil para os criadores indie e que o número de lançamentos cria enormes dificuldades.
"O simples número de sucessos entre propriedades de alto perfil e a pura proliferação de lançamentos. Adiciona a isso um consumidor apertado pela inflação, um número crescente de jogos na Steam, ultrapassam os 40 jogos por dia, e outras plataformas, um aumento nas necessidades de jogadores nos novos títulos, provavelmente nunca houve um período tão difícil para lançar um jogo."
Além da situação económica global, a quantidade de jogos que estão a chegar ao mercado representa uma enorme dificuldade para alcançar o sucesso.