Passar para o conteúdo principal

A Valve lançou o Steam Families: Uma nova forma de partilhar jogos

Partilha de jogos para um máximo de 5 membros.

Crédito da imagem: Steam

A Valve lançou o Steam Families, uma nova solução destinada a melhorar a partilha de jogos entre grupos de jogadores. Ao contrário da solução anterior, a Steam Family Sharing, esta nova funcionalidade permite que até 5 membros formem uma família Steam. Assim que um jogo é comprado por um membro, todos os outros membros ganham acesso ao mesmo, independentemente de o comprador estar online ou não, desde que o jogo suporte esta funcionalidade.

As produtoras mantêm a opção de apoiar o Steam Families, que assegura a compatibilidade dos jogos já integrados com a Steam Family Sharing. Para as famílias preocupadas com a adequação dos conteúdos, os controlos parentais permitem restrições no acesso aos jogos com base na faixa etária adequada.

Com o novo sistema, o jogo em simultâneo de um único jogo partilhado é limitado. Se vários membros da família quiserem jogar o mesmo título em simultâneo, terão de ser adquiridas cópias adicionais. A Valve esclareceu este cenário com um exemplo que envolve títulos como Portal 2 e Half-Life, em que a dinâmica de propriedade dentro da família dita os privilégios de acesso.

Para além disso, a flexibilidade é fundamental com o Steam Families: os membros adultos podem gerir as composições familiares adicionando ou removendo membros, embora com um período de espera de um ano para cada ajuste de espaço.

Trata-se de uma ação da Valve que visa agilizar o acesso aos jogos nas residências, equilibrando os interesses das produtoras e dos utilizadores. A Steam Families espera redefinir a forma como as comunidades de jogos colaboram e partilham experiências, promovendo um ambiente de jogo mais inclusivo.

Lê também