Passar para o conteúdo principal

A violência não diverte os jogadores

Estudo indica que os jogadores preferem ultrapassar os objectivos dos jogos.

Um novo estudo da Universidade de Rochester e da empresa Immersyve deita por terra a ideia de que a violência diverte os jogadores. Segundo as conclusões do estudo, o que atrai os jogadores é o facto de conseguirem ultrapassar os objectivos, enquanto que a violência gratuita provoca um efeito contrário.

Andrew Przybylski, autor do estudo, comentou que, "Para a grande maioria dos jogadores, até para aqueles que costumam jogar com regularidade a jogos violentos, a violência não é um ponto a favor. Só um pequeno grupo de pessoas, que geralmente manifesta uma maior agressividade, é que preferiu os conteúdos violentos. Mas até mesmo nesse grupo os jogadores confessaram que as imagens violentas não aumentam o prazer da experiência."

O estudo diz também que, "Tantos os jogadores veteranos como os mais novatos preferiram jogos em que nos quais podiam ultrapassar obstáculos, onde sentiam-se eficazes e onde tinham muitas opções de estratégias e acções."

Richard Ryan, psicólogo e co-autor do estudo, acrescenta que, "O conflito e a guerra são uma prática comum e poderosa para oferecer este tipo de experiências, mas a necessidade de satisfação na jogabilidade, é muito mais importante do que os próprios conteúdos violentos."

Lê também