A VRR na PS5 funcionará em qualquer jogo
Chegará nos próximos meses.
Após atualizar as suas televisões e sugerir que a funcionalidade está a caminho da PlayStation 5, a Sony confirmou que a Variable Refresh Rate (VRR) chegará algures nos próximos meses à sua nova consola.
Através do logue oficial, Hideaki Nishino anunciou a chegada de novas atualizações para a PS5 e PS4, falou das suas principais novidades, seja nas consolas ou na app mobile, e falou ainda da chegada da VRR no futuro.
"Também temos o prazer de partilhar que a Variable Refresh Rate está planeada para chegar à PS5 nos próximos meses," disse Nishino.
Quem tiver um ecrã compatível com HDMI 2.1 poderá ativar a VRR e desta forma sincronizar dinamicamente o rácio de refrescamento do ecrã com o sinal gráfico enviado pela PS5 para a TV.
"Isto melhor o desempenho visual para os jogos PS5 ao minimizar ou eliminar artefactos visuais, tais como problemas do ritmo dos fotogramas ou tearing no ecrã. O gameplay em muitos jogos PS5 fica mais suave pois as cenas são geradas instantaneamente, os gráfios ficam mais nítidos e a latência dos comandos é reduzida."
Segundo Nishino, todos os jogos PS5 podem ser otimizados para a VRR através de uma atualização, enquanto os próximos lançamentos podem incluir esse suporte no lançamento, se os criadores o desejarem.
Apesar disto, a Sony permitirá na mesma ativar a VRR para qualquer jogo PS5, mesmo sem suporte. Se não gostares do resultado, podes desativar, mas a intenção é aceder a melhorias mesmo que os criadores não tenham otimizado os jogos.