"A Wii está estagnada"
Nintendo admite erros no planeamento para 2009.
Satoru Iwata, presidente da Nintendo, admitiu que a companhia cometeu alguns erros, essencialmente no que toca ao lançamento de jogos para a Wii, justificando assim as descidas de vendas a nível mundial em quase todos os mercados.
De acordo com o serviço de notícias Yahoo Japão, Iwata afirmou que as vendas da Wii estagnaram e que não conseguiram captar a atenção do público. O presidente da companhia referiu também que depois de perdido o balanço leva tempo a recuperá-lo.
As vendas da consola sofreram uma melhoria depois da descida de preço, pelo menos "até a um certo nível, mas não alcançaram o nível do ano passado por esta altura. Decidimos que seria difícil vender o suficiente para conseguirmos ultrapassar o baixo desempenho na primeira metade do ano."
A Nintendo espera vender 20 milhões de consolas para este ano fiscal que termina em Março de 2010, o que implica que seja vendido até ao final do ano fiscal cerca de 15 milhões, mas Iwata acredita que será possível graças ao ritmo de vendas conseguido após a descida de preço da consola.
Apesar das declarações menos optimistas de Iwata, a Wii continua a ser consola doméstica mais vendida da actual geração, com uma vantagem bastante considerável sobre a Xbox 360 e PlayStation 3.