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A Xbox deu-nos um evento memorável, digno da E3

Digna da essência da E3 no seu melhor.

A Xbox Games Showcase 2024 mostrou mais uma vez que a Microsoft Gaming compreende na perfeição o significado da E3. O evento está morto, mas a sua essência perdura graças aos esforços da equipa liderada por Phil Spencer. Poderás pensar que estou a exagerar, mas acredito mesmo que aquela sensação de “Natal dos videojogos” foi alcançada em pleno pela Xbox, com vários momentos a saltar de alegria aqui pela sala, a sentir arrepios e contente por ainda jogar videojogos.

A força dos Xbox Game Studios tornou-se bem aparente nesta Showcase, tal como a capacidade da Xbox em adaptar-se a esta nova era da indústria. Sim, a Microsoft sacou da sua carteira recheada para comprar a Activision Blizzard, mas desde que isso resulte em benefícios para os seus consumidores, não há motivo para criticar. Na verdade, até diria que mesmo sem os esforços Activision Blizzard, esta seria uma “conferência E3” memorável, daquelas para relembrar durante muitos anos.

Numa era na qual o desenvolvimento de jogos dura mais tempo e custa mais dinheiro, gerir uma enorme quantidade de estúdios poderá soar como o sonho perfeito, mas parece mais uma rosa repleta de espinhos na qual te podes magoar a qualquer momento. Ainda assim, a Xbox mostrou que por vezes a alegria pode demorar a chegar, mas quando chega, é para deixar um enorme sorriso na face.

Com Avowed, Indiana Jones, Call of Duty Black Ops 6 (que teve direito à sua própria Direct após a showcase, tal é a sua magnitude), South of Midnight, Perfect Dark, Gears of War: E-Day, Fable e DOOM: The Dark Ages, a Xbox mostra uma saudável diversidade de experiências. A companhia passou para lá da crítica de estagnação criativa ou de lançamentos.

A cereja no topo do bolo é ver que a Microsoft ainda é a única fabricante de consolas que leva o “espírito da E3” a sério, capaz de concentrar os seus esforços num mega evento de escala mundial, com um especial foco no gameplay para nos deslumbrar.

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A Xbox Game Studios entende a importância de gameplay

A Xbox Game Studios tornou-se numa força que, bem gerida, poderá tornar-se imparável na indústria dos videojogos. O número de propriedades intelectuais de elevado gabarito que Phil Spencer tem ao seu dispor é simplesmente incrível, como foi possível constatar nesta Xbox Games Showcase 2024, na qual as produções internas foram sem sombra para qualquer dúvida o prato principal, os jogos dos quais vamos falar durante os próximos meses.

Mesmo com as fugas de informação a avançar muitos destes nomes, nenhum texto de pode preparar para a eletricidade que o gameplay de DOOM: The Dark Ages transmite. Até para mim que, habitualmente, não jogo jogos de ação na primeira pessoa, este foi um momento simplesmente deslumbrante. A qualidade gráfica, a ação explosiva, o dragão, as armas, é DOOM, mas numa nova geração.

Se DOOM: The Dark Ages é uma frenética prova que a Xbox sabe a importância do gameplay para dar a estas transmissões o tom que amávamos ver na E3, o mesmo pode ser dito de South of Midnight, Fable, Avowed e Indiana Jones and the Great Circle. Todos eles estiveram presentes com gameplay, mesmo que o trailer da Playground esteja editado com diversos cortes e não gameplay contínuo.

Para mim que adoro Wolfenstein e Uncharted, Indiana Jones parece ser tudo o que podia desejar, a cena prolongada que vimos e o gameplay apenas reforçaram o entusiasmo criado pela revelação do gameplay no início do ano. Fable parece um dos poucos jogos verdadeiramente de nova geração, capazes de transmitir o efeito “wow, é por isto que tenho uma consola nova”, enquanto Avowed poderá ser um dos maiores trunfos da Xbox para 2024, uma vez que a Obsidian mostra fortes indícios de compreender o que é preciso para desenvolver um RPG cooperativo divertido.

South of the Midnight é o que eu considero um autêntico encanto. Como grande adepto das experiências singleplayer cinematográficas, este jogo da Compulsion Games acerta em todos os pontos: grafismo, gameplay, personalidade e banda sonora. Teremos de esperar pelo jogo para saber se cumpre, mas no que diz respeito a amostras que criam entusiasmo, a Compulsion está de parabéns: curto e eficaz.

Perfect Dark, diziam fontes não oficiais, estava no caos. Se o caos é isto, então tragam mais caos pois o gameplay compensou toda a espera. Descrito como uma "fantasia de agente secreto", Perfect Dark parece ser tudo o que se esperava da franquia na era moderna, com um toque de Mirror's Edge e muito de interessante pelo qual ficar intrigado.

Resta ainda destacar Gears of War: E-Day, um aparente reinício da franquia que nos vai levar ao dia em que tudo começou. Se conheces os jogos, sabes o quão divertidos são, seja na campanha, horde ou multiplayer, por isso é mais do que justificado que este momento tenha causado arrepios. Foi um daqueles momentos E3, aos saltos de alegria pela sala.

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A diversidade de géneros e estilos das parceiras

Espero que não fiques chateado com isto que vais ler, mas diria que chegamos finalmente ao momento em que a Xbox podia fazer uma Showcase só com projetos dos seus estúdios e conseguiria na mesma 2 horas empolgantes, com imensos momentos “eu quero jogar isto já”. Muito do dinheiro investido foi para chegar a este momento e aqui estamos. No entanto, a companhia sabe a importância das parceiras para alcançar ainda maior diversidade, maior audiência, o que resultou no anúncio de diversos projetos curiosos.

Clair Obscur: Expedition 33, Fragpunk, Mixtape, WUCHANG, Atomfall, e ainda Life is Strange: Double Exposure foram as principais estreias mundiais que nos deixaram particularmente empolgados. Mostra como a Xbox está atenta ao que é feito em todo o mundo, como consegue captar a atenção das suas parceiras para ampliar o catálogo com uma saudável diversidade.

Desde promissores indies a novos títulos de editoras conceituadas, tivemos ainda Metal Gear Solid Delta, o novo Dragon Age, Assassin’s Creed: Shadows e Mecha Break como títulos já conhecidos, que marcaram presença para partilhar novidades com a audiência.

Sim, a Xbox podia ter “saído à rua” sozinha para efetuar este fenomenal desfile de talento, mas é tudo mais divertido quando o fazemos com amigos. Especialmente importante é a forma como a Xbox apostou em títulos de produtoras menos conhecidas para destacar.

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Resumo da Xbox Games Showcase 2024

Eis um rápido resumo com os anúncios do evento de verão da Xbox, que trouxe um cheiro à boa e velha E3, após os pálidos esforços da State of Play e Summer Game Fest:

Xbox Game Studios

  • Call of Duty: Black Ops 6 recebe gameplay e data
  • DOOM: The Dark Ages anunciado para 2025 com trailer gameplay
  • State of Decay 3 recebeu trailer
  • Starfield: Shattered Spaces recebeu trailer
  • Fallout 76: Skyline Valley recebeu trailer
  • South of Midnight recebeu trailer gameplay
  • World of Warcraft: The War Within anunciada
  • Sea of Thieves Season 13 recebeu trailer
  • Age of Mythology: Retold anunciado
  • Perfect Dark recebeu trailer gameplay
  • Diablo 4: Vessel of Hatred recebeu trailer com a data
  • Fable recebeu trailer gameplay
  • Microsoft Flight Simulator 2024 recebeu novo trailer
  • Indiana Jones and the Great Circle recebeu trailer gameplay prolongado
  • Avowed recebeu trailer gameplay
  • Xbox Series X Digital anunciada
  • Gears of War: E-Day anunciado

Parceiras

  • Dragon Age: Veilguard recebeu trailer de revelação
  • Clair Obscur: Expedition 33 anunciado
  • Metal Gear Solid Delta: Snake Eater recebeu trailer gameplay
  • Flintlock recebeu trailer com data de lançamento
  • Fragpunk anunciado
  • Winter Burrow anunciado
  • Mixtape anunciado
  • Life is Strange: Double Exposure anunciado
  • WUCHANG: Fallen Feathers anunciado
  • Atomfall da Rebellion recebeu trailer gameplay
  • Mecha Break
  • Assassin's Creed Shadows recebeu trailer gameplay
  • S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl recebeu trailer gameplay
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