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A Xbox trouxe o sabor da boa e velha E3 com a sua Showcase

Faltou mais gameplay, mas existem diversos destaques.

Diria que não é controverso dizer que a PlayStation Showcase de maio deixou um sabor a pouco na boca dos jogadores. Nem sequer falo dos fãs de videojogos que focam o seu tempo e dinheiro na PlayStation, falo da indústria no geral. Uma vez que estes eventos incluem títulos multi-plataformas, são empolgantes para todos. A Sony não recrutou em peso a ajuda dos PlayStation Studios, o gameplay não reinou e o frenesim de trailers que nem permite ter uma verdadeira noção do gameplay não ajudou em nada.

A esperança de Geoff Keighley corrigir alguns desses pontos brilhou com grande vigor nos momentos iniciais do Summer Game Fest, especialmente com a amostra de Mortal Kombat 1. A presença da NetherRealm Studios é o que acredito ser o exemplo a seguir, o molde que relembra a boa e velha E3, aquela altura em que sentias facilmente que estavas perante um "Natal em junho", com incríveis anúncios e gameplay.

A NetherRealm mostrou um trailer de Mortal Kombat 1, Ed Boon partilhou nos detalhes do jogo e foi possível ver um segmento gameplay. No entanto, isto não foi o pontapé de partida para um evento focado no gameplay e com tempo para cada jogo respirar. Foi quase uma exceção num novo frenesim de trailers que pouco te dizem sobre cada um destes jogos que desejam desfrutar de atenção mainstream.

A Xbox prometeu apostar no gameplay e deixar de lado o CGI e agora que já passaram algumas horas do evento, sinto que a Microsoft sai vitoriosa na sua abordagem e conseguiu algo que, apesar de ainda distante do ideal, consegue aproximar-se mais do desejado. Aquela era da E3 em que as conferências conquistavam o mundo com um misto de gameplay e trailers CGI, com épicos anunciados de surpresa, foi bem capturada pela Xbox. A equipa liderada por Phil Spencer está de parabéns e conseguiu o que outros eventos não conseguiram, empolgar os jogadores.

Starfield teve direito a uma Direct com mais de 38 minutos de gameplay, uma explicação altamente detalhada do que terás a partir de 1 de setembro. Nem sequer vale a pena mencionar o quão empolgados estamos com a obra da Bethesda Game Studios. Estamos num nível de entusiasmo que provavelmente já não se via na Bethesda desde Skyrim ou Fallout 4 e só esta sensação, só esta ansiedade, já vale ouro.

É altamente recomendado assistir à Starfield Direct para ter uma ideia da ambição desta equipa, de como o desejo de alcançar o que só pode ser descrito como o sonho de uma criança maravilhada pela ficção científica merece todo o nosso apoio e empatia. Sim, Starfield poderá ter bugs, poderá não cumprir com a galáctica expectativa e poderá não ser totalmente novo, mas a sua existência, nesta escala e abordagem, merece ser admirada como amostra do que esta indústria deseja alcançar.

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Xbox Game Studios e o foco no gameplay

Sim, podemos discutir sobre o teu interesse individual em cada um destes jogos e poderás dizer que muitos deles não são para ti, isso é uma coisa. No entanto, não podemos tirar o mérito à Xbox por se focar no gameplay e tentar transmitir da melhor forma atualmente possível o atual estado em que cada um destes projetos se encontra.

Esse é, digo eu, o principal propósito de um mega evento de proporção mainstream, equilibrar o anúncio de novos jogos empolgantes (momentos nos quais perdoas o uso de CGI) com gameplay e amostras reais de como será o jogo no momento em que o inicias na tua consola ou PC. Jogos de diversos géneros, apostas inesperadas e surpresas, tal como se pedia.

Fable teve direito a um teaser gameplay que demonstra o poder deste motor e o encantador design visual, South of Midnight e Clockwork Revolution foram revelados com a ajuda do próprio motor de jogo para transmitir de forma mais fiel e credível o resultado final, enquanto Avowed teve finalmente uma amostra gameplay.

Argumentaria que Avowed e Hellblade 2 seriam os momentos perfeitos para a Xbox se aproximar ainda mais da boa e velha E3, com segmentos gameplay prolongados e de maior autenticidade. Falo daqueles momentos de gameplay (ao estilo daqueles em que alguém subia ao palco e pegava num comando para jogar em tempo real e as companhias colocavam enorme atenção nesse aspecto). Com isto quero dizer, fatias gameplay diretas, sem cortes, com o HUD visível para transmitir com total fidelidade o que terás quando o jogo te chegar às mãos.

Pensa no que a Turn 10 Studios fez na Xbox Showcase de 2022, quando Dan Greenwalt e Chris Esaki apresentaram mais de 5 minutos de gameplay, para demonstrar a qualidade gráfica, motor de jogo, melhorias e detalhes acompanhados pelo seu comentário. Esse devia ser o exemplo para as grandes apresentações da Xbox, tal como Ed Boon e Mortal Kombat 1 foram para o Game Fest de Keighley.

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Dos JRPGs a Star Wars: as parceiras

A Xbox contou com a ajuda de diversas parceiras para revelar ao mundo 11 novos jogos. Não se trata de atualizações com informações, nesse parâmetro apenas se inserem Payday 3 e a expansão de Cyberpunk 2077, mas sim novos anúncios que deixam o mundo a falar deles durante dias.

Desde empolgantes projetos indie, como Jusant dos criadores de Life is Strange e Towerbone da produtora de The Banner Saga, com Star Wars e um forte apoio da Sega pelo meio, a Xbox mostrou que está atenta ao feedback dos consumidores que pedem sabor japonês e diversidade na sua máquina Xbox.

A Sega apoiou em força a Xbox Showcase e praticamente confirmou a existência de uma parceria entre as duas equipas. Para muitos poderá não ser digno de nota, mas estrear na conferência Xbox o jogo Metaphor: Re Fantazio (do trio Katsura Hashino, Shigenori Soejima e Shoji Meguro) é uma forte demonstração de apoio da Sega/Atlus pensada especialmente para o Japão e os adeptos das experiências japonesas.

A Ubisoft voltou a colaborar com a Xbox para anunciar um novo jogo, desta vez Star Wars: Outlaws da Massive e esta é mais uma forte demonstração de apoio, uma vez que se trata de um dos nomes mais populares na indústria do entretenimento.

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O gameplay e o espalhafato CGI

Podemos estar ainda longe daqueles longos momentos gameplay, o mais próximos possível da experiência final, que são comentados e revistos longos meses após o evento, que até fazem muitos analisar todos os detalhes, desde o HUD aos loadings, mas a Xbox foi a que mais próxima ficou daquela empolgante energia que só uma E3 conseguia transmitir.

Jantar em frente ao PC ou TV, ficar horas seguidas a conversar na internet ou com amigos sobre o que esperávamos ver e depois sobre o que vimos, sentir toda a vibração de um evento que decorre tão distante de nós, mas ao mesmo tempo aproxima toda a indústria. Essa energia tão própria da E3 está a desaparecer perante uma nova era que não entende que a evolução não precisa deixar tudo o que a E3 tinha para trás. A Xbox foi a que conseguiu aproximar-se melhor dessa sensação.

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Resumo da Xbox Games Showcase

Eis um rápido resumo com os anúncios do evento de verão da Xbox, que trouxe um cheiro à boa e velha E3 para este 2023 que esteve tão pálido na PlayStation Showcase e Summer Game Fest:

Xbox Game Studios:

  • Fable recebeu teaser gameplay
  • South of Midnight da Compulsion Games anunciado
  • Microsoft Flight Simulator 2024 anunciado
  • Avowed recebe trailer gameplay
  • Hellblade 2 recebe novo trailer gameplay
  • Forza Motorsport recebe trailer gameplay e data
  • Expansão Sea of Thieves: The Legend of Monkey Island anunciada
  • Clockwork Revolution da InXile revelado
  • Xbox Series S Carbon Black anunciada
  • Starfield Direct com mais 38 minutos de gameplay

Parceiras:

  • Star Wars: Outlaws da Ubisoft revelado
  • PayDay 3 ganha trailer gameplay e anunciada estreia Game Pass
  • Persona 3 Reload anunciado pela Atlus
  • Persona 5 Tactica anunciado pela Atlus
  • Like a Dragon: Infinite Wealth anunciado pela Sega
  • Path of the Goddess anunciado pela Capcom
  • Jusant anunciado pela Don't Nod
  • Cyberpunk 2077: Phantom Liberty recebe trailer gameplay e data
  • Metaphor: Re Fantazio anunciado pela Atlus
  • Towerbone anunciado pela Stoic
  • Still Wakes the Deep anunciado pela produtora de Everybody’s Gone to the Rapture e Dear Esther
  • Dungeons of Hinterberg anunciado pela Microbird Games
  • Cities: Skylines II recebe trailer e data
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