Passar para o conteúdo principal

Abstractism removido do Steam depois de suspeitas de cryptomining

Tinha itens para quem deixasse o jogo a correr durante longas horas.

O Steam é actualmente visto como uma plataforma segura em que podes comprar jogos à vontade sem ter medo de cair em algum esquema. Ccontudo, um jogo chamado Abstractism foi recentemente removido pela Valve depois de suspeitas de ser uma ferramenta de cryptomining e de incluir um vírus nos ficheiros executáveis.

A primeira bandeira vermelha surgiu quando o anti-virus de diferentes utilizadores começou a detectar malware, nomeadamente um Trojan capaz de executar comandos do atacante. Além disto, outros utilizadores reparam que, apesar de Abstractism ser um jogo simplista, exige bastante do hardware.

Em sua defesa, o estúdio responsável pelo jogo, chamado Okalo Union, disse que "abstractism não mina qualquer cryptomoeda. Provavelmente estás a jogar em definições gráficas elevadas, porque requerem um pouco de poder do CPU e GPU, necessário para efeitos pós-processamento de renderização."

O que é mais estranho é que, antes de dizer isto, o estúdio disse que "a Bitcoin está desactualizada, actualmente apenas usamos Abstractism para minar moedas Monero". É uma declaração contraditória. Primeiro é dito que usam o Monero, mas em seguida afirma que o jogo não é usado para minar cryptomoedas.

A própria forma de ganhar itens de Abstractism levantava suspeitas. A 23 de Julho o estúdio anunciou que era possível receber itens implementados no steam. O primeiro item era dado depois de 15 minutos a jogar, o segundo aos 30 minutos, o terceiro aos 60 minutos e por aí em diante. Quanto mais tempo o jogo estivesse ligado, melhor era o item recebido.

O facto do jogo estar desenhado para ficar ligado durante longos períodos de tempo levanta suspeitas de cryptomining, apesar do estúdio ter negado no comunicado de 23 de Julho que os executáveis "Abstractism Launcher e Abstractism Inventory Service não são para minar Bitcoin (nem para minar Monero, honestamente)."

Depois de tanta suspeita e acusações, Abstractism foi removido do Steam pela Valve.

Lê também