Acionistas da Square Enix questionam a relação com a Sweet Baby Inc.
2023 foi um ano complicado para a empresa.
Durante a recente reunião de acionistas, um investidor da Square Enix levantou preocupações sobre a relação da empresa com a consultora de videojogos Sweet Baby Inc., conhecida por promover a inclusão e a representação na indústria dos videojogos, informações recolhidas num artigo do That Park Place.
A Sweet Baby Inc. tem a missão de introduzir ideologias de inclusão e representação na indústria dos videojogos. A CEO da empresa, Kim Belair, é conhecida por incentivar os criadores e os executivos a adoptarem estas práticas. Numa apresentação na Game Developers Conference em 2019, Belair sugeriu que os criativos de grandes empresas deveriam "aterrorizar" as suas equipas de marketing para garantir que as suas ideias são implementadas.
A polémica em redor da Sweet Baby Inc. levou mais de 400 000 jogadores a juntarem-se a uma lista de no Steam intitulada "Sweet Baby Inc. detected", que funciona como uma lista de boicote aos jogos em que a consultora esteve envolvida.
Na assembleia de acionistas, um investidor manifestou a sua preocupação pelo facto da Square Enix constar como cliente da Sweet Baby Inc. na página do site da consultora. O acionista perguntou sobre a natureza desta relação e se esta se manteria no futuro. Em resposta, o presidente da Square Enix, Takashi Kiryu, evitou fazer comentários específicos sobre clientes individuais, mas sublinhou o empenhamento da empresa em fornecer conteúdos seguros e agradáveis aos consumidores.
Numa declaração anterior, o representante da Square Enix, Yosuke Matsuda, admitiu que as vendas de jogos recentes, como Forspoken, não tinham correspondido às expectativas. Salientou que, embora o jogo tivesse recebido feedback positivo pelas suas características de ação, como parkour e combate, as vendas tinham sido dececionantes, representando um risco importante para os resultados financeiros da empresa no ano fiscal de 2023.
A Square Enix está num processo de transição, concentrando-se na qualidade e não na quantidade dos seus lançamentos. A relação com a Sweet Baby Inc. e o impacto das suas práticas de consultoria no desenvolvimento dos jogos da empresa continua a ser um ponto de atenção para os acionistas e a comunidade de jogadores.