Activision registou uma queda de 33 milhões de jogadores e $400 milhões nas vendas
Ganhou menos $300 milhões com monetizações e DLCs.
A Activision Blizzard é a mais recente companhia a apresentar o seu novo relatório financeiro e a noticiar quedas nas vendas, receitas e utilizadores ativos, algo que espera reverter na segunda metade do ano, com a chegada de grandes lançamentos.
A companhia que coloca a esmagadora maioria das suas fichas em Call of Duty, a série mais popular do mundo, registou 94 milhões de utilizadores ativos entre abril e junho de 2022, uma queda de 6 milhões de utilizadores, comparado com os 3 meses anteriores, mas uma queda de 33 milhões de utilizadores ativos comparado com o mesmo período em 2021.
A Activision, tal como a Blizzard, anunciaram ainda quedas nas vendas e receitas, algo que no caso da Activision está diretamente relacionado com a menor atividade na série Call of Duty. Vanguard, o mais recente jogo da série, foi mal recebido pela crítica e pelos jogadores, o que significa menos dinheiro para a sua dona.
Enquanto a King registou subidas entre abril e junho de 2022, comparado com o mesmo período em 2021, no setor mobile, a Activision registou uma queda de 400 milhões de dólares na venda de produtos e, talvez o mais curioso, uma queda de 300 milhões de dólares nas receitas vindas de compras dentro dos jogos, como caixas de loot, DLCs ou outras formas extra de monetização.
Apesar de perder 5 milhões de utilizadores mensais ativos nestes três meses, comparado com o mesmo período em 2021, a King conseguiu gerar mais dinheiro do que a Activision e foi a única a registar crescimento. A Blizzard desceu ligeiramente, mas até conseguiu registar um aumento de 1 milhão no número de utilizadores mensais ativos.
Enquanto o sector mobile das 3 companhias cresceu 5% sobre 2021, as receitas geradas nas consolas desceram 49% e 47% no PC.
Para a segunda metade do ano fiscal, a Activision contará com Call of Duty: Modern Warfare 2 e Warzone 2.0, enquanto a Blizzard olha para Diablo Immortal como uma fonte de receitas a longo prazo e ainda está a trabalhar em Diablo 4 e Overwatch 2 como lançamentos que podem ajudar a melhorar mais os seus resultados.
A King continuará dedicada a Candy Crush.