Passar para o conteúdo principal

Adeus Steam Greenlight, olá Steam Direct

Já não é preciso votar nos jogos que querem ver no Steam.

É oficial, a Valve vai encerrar o Steam Greenlight e transitar para o Steam Direct.

O propósito de ambas as iniciativas é o mesmo: permitir que pequenos produtores possam lançar os seus jogos na plataforma. Contudo, com o Steam Direct, os utilizadores já não terão que votar nos jogos que mais querem ver no Steam. Todo o processo será agora tratado pela Valve.

O Steam Greenlight foi lançado em Agosto de 2012 e foi a resposta da Valve à sua incapacidade para prever os títulos que os utilizadores do Steam mais queriam. Antes do Greenlight, era uma pequena equipa da Valve que escolhia os jogos que seriam adicionados à plataforma, mas com o Greenlight, surgiu uma democratização do processo no qual o voto dos jogadores contava.

Cinco anos depois do lançamento do Greenlight, a Valve conta que houve mais de 90 milhões de votos e que quase 10 milhões de utilizadores participaram nas votações. Alguns dos títulos aprovados no Greenlight, como The Forest, 7 Days to Die e Stardew valley estão entre os 100 jogos mais vendidos no Steam.

Apesar do sucesso do Greenlight, a Valve acredita que de agora em diante é melhor apostar num processo de submissão directo e previsível. Este é o objectivo do Steam Direct. Com este novo processo, os produtores terão que preencher alguma papelada digital e pagar uma taxa de $100, que será devolvida assim que o jogo gerar $1000 em receitas.

Os novos produtores no Steam terão que esperar 30 dias entre o pagamento e o lançamento do jogo no Steam. Este período dará tempo à Valve para confirmar as informações dos produtores. Entretanto, será necessário estabelecer uma página para o jogo de forma a que os jogadores possam apontar "discrepâncias que a nossa equipa poderá não ter visto".

O Steam Direct terá início a 13 de Junho.

Lê também