Administração da Capcom queria Mega Man 9 em 3D
Não concordava com o aspecto 8 bits.
Numa entrevista concedida ao site norte-americano 1UP, Hironobu Takeshita, produtor de Mega Man 9, revelou que a Capcom tinha planeado para Mega Man 9 um aspecto tridimensional. O jogo acabou por ter um aspecto retro bastante semelhante aos jogos que foram lançados na 8 bits da Nintendo.
Segundo o que Takeshita explicou, a administração da Capcom estava bastante entusiasmada com a ideia de lançar o jogo no Xbox Live e na PSN, mas não ficaram lá muito convencidos com o aspecto gráfico do jogo.
Takeshita conta que, "Ouvimos muitas respostas negativas" quando falou da ideia de utilizar gráficos 8 bits. "Pensavam que seria melhor fazê-lo em três dimensões e que o estilo 8 bits só iria atrair os fãs de Mega Man."
No entanto, a equipa de Takeshita manteve-se firme nos seus ideais pois confiavam que iriam atrair tanto os fãs da série de Mega Man como os fãs da velhinha NES. "Tínhamos diferentes pontos de vista, mas finalmente os administradores apreciaram o nosso ponto de vista e desejo de fazer reviver o estilo de 8 bits."
O produtor do jogo explicou também que, "Subimos o nível de dificuldade porque pensámos que seria apropriado. Por outro lado, adicionámos a loja para ajudar os jogadores que não fossem capazes de passar os níveis. No passado, os jogadores tinham que passar os níves por eles mesmos sem qualquer tipo de ajuda, mas isso seria frustrante para o crescente numero de jogadores casuais."
Acrescentando que, "Mesmo que o estilo de 8 bits de Maga Man os interessasse, o nível de dificuldade deixaria-os de pé atrás. Tendo isso em conta, tentámos criar um sistema que animasse aquele jogador casual que não tem tenta experiência com jogos de acção."