Adolescente gastou quase €5000 a jogar FIFA
Utilizava o cartão de crédito da família no jogo.
Lance Perking que vive no Canadá e é pai de família de um adolescente de 17 anos, percebeu que o seu filho havia gasto 7625 dólares canadianos (cerca de 5000 euros) em microtransacções de FIFA.
"Fiquei chocado. Fiquei literalmente chocado quando vi o que me haviam cobrado," comentou Perkins ao CBC News, que também explicou que o seu filho contava com um cartão de crédito em caso de emergência, ou para fazer compras para a sua família.
O filho de Perkins confessou que utilizava o cartão de forma ilícita, mas o pai comentou que o adolescente também estava surpreendido pela quantidade monetária. "Ele pensou que era uma tarifa única para o jogo," explicou. "Ele está tão chocado quanto eu, porque nunca acreditou que estava a ser cobrada cada transacção, ou cada vez que entrava no jogo".
Perkins contactou imediatamente a sua companhia de crédito, mas esta disse-lhe que já não havia nada a fazer, a menos que acusasse o seu filho de fraude.
Perkins contactou então com a Microsoft e a companhia enviou-lhe um mail com as cláusulas da Xbox. Ao explicar que o seu filho era menor de idade, a companhia respondeu que iria analisar o seu caso, no entanto até agora a família não foi contactada.
Para além disso a CBC tentou contactar com a Microsoft sobre o caso e esta negou-se a dar uma entrevistas, mas enviou um comunicado a informar que, tal como acontece nestes casos, a Xbox conta com um controlo parental que evita que os menores de idade façam compras sem a permissão dos pais.
No final Perkins comentou que a única solução para que isto não voltasse a acontecer seria manter a sua família longe das consolas de jogos. "Nunca mais haverá outra Xbox, ou qualquer outra plataforma de jogos, em minha casa".