Passar para o conteúdo principal

Afinal 3D Realms não fechou portas

Novela Duke Nukem Forever continua.

Ao que tudo indica o desenvolvimento de Duke Nukem Forever e o litígio entre a 3D Realms e a Take-Two ainda tem pano para mangas.

Depois de ter sido anunciado que a 3D Realms iria fechar por problemas financeiros, e da própria se ter despedido dos fãs, agora a companhia veio a publico esclarecer que afinal não fechou portas.

"Apesar dos rumores e de declarações contrárias, a 3D Realms (3DR) não fechou nem vai fechar," disse a companhia.

"A 3DR continua a deter os direitos da série Duke Nukem. No entanto devido à falta de financiamentos, temos a infelicidade de confirmar que deixámos a equipa de desenvolvimento de Duke Nukem Forever ir embora no dia 6 de Maio, enquanto nos reagrupamos como companhia."

"Apesar da 3DR ser agora um estúdio mais pequeno, vamos continuar a operar como companhia e vamos continuar a licenciar e a criar jogos baseados na série Duke Nukem."

A 3DR respondeu também à queixa apresentada contra ela pela Take-Two, que diz ter pago 12 milhões de dólares para o desenvolvimento de Duke Nukem Forever.

"A Take-Two nunca pagou um adiantamento à 3DR ou qualquer tipo de sinal ou outros fundos relacionados com Duke Nukem Forever, até Julho de 2008, altura em que pagaram 2.5 milhões de dólares relacionados com um acordo para um jogo que não chegou a ser anunciado," disse a companhia numa nota de imprensa.

"Essa foi a soma total que a Take-Two pagou à 3DR relacionado com Duke Nukem Forever."

O resto da nota de imprensa parece ter sido retirado de um enredo de uma novela, com a 3D Realms a dizer que tem os direitos de vendas do jogo directamente ao público enquanto que a Take-Two continua com os direitos de publicação.

A companhia diz também ter recebido uma oferta de última hora por parte da Take-Two, para adquirir tanto a licença da série Duke Nukem como a equipa de desenvolvimento de Duke Nukem Forever, mas que essa oferta foi recusada porque não oferecia quaisquer garantias de pagamento e de finalização do desenvolvimento do jogo.

A 3DR viu essa proposta de aquisição como uma tentativa de comprar a série Duke Nukem a preço de saldos. As negociações cessaram sem sucesso no dia 4 de Maio e a equipa de desenvolvimento de Duke Nukem Forever poucos dias depois foi-se embora.

Lê também