Agências da Rússia estão-se a infiltrar em comunidades de jogos, avisa a Microsoft
Para propagar e manipular informação.
Brad Smith, presidente da Microsoft, afirma que diversas agências de inteligência da Rússia se estão a infiltrar em comunidades gaming para espalhar e manipular informação.
Durante a World Economy Summit da Semafor, Smith foi abordado sobre as recentes notícias que informações confidenciais do exército dos Estados Unidos sobre a guerra na Ucrânia foram partilhadas num servidor Discord de Minecraft.
Smith comentou que a equipa de análise de ameaças na Microsoft já "identificou esforços dos russos" que tentam penetrar em comunidades gaming para propagar informação. Smith diz ainda que a situação com Minecraft e o Discord foi um dos exemplos, mas não o único.
Além disto, Smith acrescenta que já começaram a recomendar diversos governos sobre este problema e que "é a Wagner Group, é uma agência da Rússia" que usa estes locais para circular informação.
No entanto, avisa que isto não é a principal preocupação da Microsoft, uma vez que a Rússia e as suas agências estão sempre a tentar propagar informação, mas realça que os fóruns são locais de perfeitos para este tipo de atividade.