Alan Wake a uma resolução de 720p
Remedy confirma apesar de alguns dizerem o contrário.
Algumas vozes levantaram-se para afirmar que o jogo Alan Wake não funciona a uma resolução real de 720p, algo que já tinha acontecido com vários jogos, tanto na Xbox 360 como na PS3. No entanto a Remedy, estúdio encarregue do desenvolvimento do jogo, já veio a público confirmar o contrário.
Marcus Maki, chefe de desenvolvimento da Remedy Entertainment, explicou que o jogo funciona mesmo a 720p.
"Os renderizadores modernos não trabalham numa resolução final no ecrã, mas sim usando uma combinação de técnicas e buffers que compõem os quadros de imagem cheios de detalhes definitivos, optimizando e melhorando a experiência visual e o desempenho do jogo."
Desta forma, "O renderizador de Alan Wake na Xbox 360 usa cerca de 50 renders intermédios com diferentes combinações de resoluções, profundidades de cor e anti-aliasing, com diferentes objectivos." Toda essa informação é utilizada, como o mesmo explica, para conseguirem atingir diferentes tipos de luz, sombra, gradientes de cor, efeitos de blur, auto-exposição da imagem, e até o interface visual dos menus, entre outros.
"No fim, isto tudo combinado forma uma imagem de 720p, com todos os buffers intermédios seleccionados para optimizar a qualidade da imagem e o rendimento da GPU. Todos os renders ocupam cerca de 80MB de memória, o equivalente em tamanho a mais de 20 buffers a 720p."