Aliens VS Predator
Tenham medo, tenham muito medo!
Estavam com saudades destes bichinhos tão amorosos? Pois bem, aqui têm mais um jogo da saga para matar as saudades. Sempre que se fala dos jogos ou filmes Aliens Vs Predator, faz-me lembrar a história do cão e do gato. Não se gostam e estão sempre a lutar, normalmente ganha o cão com muitos arranhões, mas por vezes o gato leva a melhor. No meio disto tudo, estamos nós, que conseguimos dominar as duas raças.
Esta comparação pode ter algumas semelhanças (se calhar sou o único a pensar assim), mas Aliens VS Predator não se designa a dominar a outras raças. Trata-se de sobrevivência a todo o custo, principalmente para os humanos. Ao iniciar o jogo é possível escolher três campanhas, uma para cada raça, Aliens, Predator e os Marines. Todos eles com diferentes capacidades e fragilidades, mas é fácil notar que a raça humana (os Marines) é o elo mais fraco do jogo, o que já acontecia nos filmes.
As três histórias começam com o mesmo vídeo de apresentação, onde mostra Charles Bishop a entrar num templo alienígena, activando sem querer uma luz, que posteriormente chamou a atenção dos Predadores. A partir daí as histórias cruzam-se e as batalhas pela sobrevivência são sangrentas.
Começando pelos Marines, eles são especialistas em combate, usam armas de fogo ou até os punhos. Não possuem grandes habilidades e ainda por cima são muito mais lentos que as outras raças. Bem, eles sempre podem correr, mas como é normal, não aguentam muito tempo, muito devido ao peso das armas que carregam. Na primeira missão que pude experimentar, com a facção Marine, é impressionante a semelhança com os primeiros jogos da saga Aliens. Lembram-se do som emitido pelo radar à medida que os Aliens se aproximavam?
Sim esse mesmo, juntar o som com o ambiente igualmente semelhante, só poderia enraizar um medo terrível em cada movimento que efectuamos. Desde os tempos do primeiro Silent Hill, que nenhum jogo me conseguia fazer saltar da cadeira. O medo é tanto que nem apetece avançar pelo caminho, porque eles (Aliens) podem vir de todos os lados, pelas paredes, pelos tectos ou até mesmo pelas condutas por debaixo dos nossos pés. Nem só o som do radar é idêntico aos filmes, o som das mortes dos Aliens, o derrame de sangue dos Predadores e também os disparos das armas são iguais, principalmente o barulho da Machine Gun.