Alone in The Dark: Near Death Investigation
A escuridão tomou conta de nós
Ouvir falar de um jogo Alone in the Dark não é novidade, visto que esta série foi a primeira a explorar o género de “survival horror”, mesmo antes de Resident Evil, que saiu para as lojas algo como 4 anos depois.
A cargo da Eden Studios, Alone in The Dark: Near Death Investigation coloca-nos, mais uma vez, na pele de Edward Carnby, com a cidade de Nova Iorque a acolher toda a acção. Falando de forma mais rigorosa, será a região do carismático “Central Park”, sendo que vários locais como restaurantes, cinemas e casas em geral serão passíveis de serem exploradas.
Como seria de esperar, os puzzles vão marcar presença no jogo, mas a interacção com o cenário vai ter um peso maior, e de certa forma estes dois factores estão ligados. Em primeiro lugar, ao contrário de outros jogos deste estilo, não existe um inventário, ou seja, tudo o que transportamos connosco irá estar presente no casaco de Edward Carnby. Através dele é possível escolher o item que se adapta melhor à situação, mas a inovação está no facto de podermos utilizar vários objectos em conjunto, ou seja, se, por exemplo, estivermos num local com muitos inimigos, e se não tivermos muitas balas na nossa arma, podemos atirar um pequeno recipiente com gasolina e, num efeito de “slow motion” disparar contra ele, eliminando a horda de inimigos sem grandes problemas com a explosão.
Sendo que grande parte dos objectos presentes no cenário são interactivos, podemos jogar com eles para ser mais fácil avançar no jogo. Em certas alturas teremos de incendiar cadeiras e transpor o fogo delas para portas que se encontram fechadas. Ao fim de alguns segundos, num efeito realmente espectacular, a porta desfaz-se em pequenos pedaços e podemos continuar a nossa aventura. Mas não é só com o fogo que podemos eliminar estes obstáculos. A situação acima descrita também se resolvia arremessando um objecto pesado.
Para dar um toque ainda mais real, não existem quaisquer indicações sobre a saúde do nosso personagem. A condição física de Edward só será perceptível através do seu aspecto e cansaço.