Passar para o conteúdo principal

Amazon aposta na compra e venda de videojogos em 2ª mão

Presidente da Gamestop questiona a viabilidade da iniciativa.

A compra e venda de jogos em segunda mão através das lojas físicas ou da internet estão na ordem do dia. Não são poucos os produtores que se mostraram desagradados com este tipo de venda que não trazem qualquer tipo de benefícios adicionais às editoras e produtoras de videojogos.

Agora, chegou a vez da popular loja online Amazon anunciar que também vai apostar neste mercado criticado por muitos e elogiado por outros. A empresa de vendas online vai começar uma iniciativa em fase de testes que permite os utilizadores enviar os seus jogos usados e receber vales para comprar produtos na loja digital. A quantidade do vale vai depender do jogo que for entregue.

Actualmente a Amazon já permite que os utilizadores vendam directamente os seus jogos a outros clientes através do portal. Com este movimento a Amazon aumenta o seu processo de compra destes videojogos em segunda mão.

As vantagens que podem trazer esta nova forma de comprar e vender de videojogos não tardaram a ver-se reduzidas pelas primeiras criticas. Dan DeMatteo, CEO da Gamestop, em entrevista à EDGE mostrou estar desconfiado com o sucesso deste novo sistema de troca de jogos.

"Dou-lhes zero de probabilidade desta iniciativa funcionar. Outras lojas online tentaram e falharam. Não existe aceitação por parte do público". DeMatteo garante que os clientes preferem um tratamento mais directo quando vão adquirir produtos em segunda mão.

Não é de estranhar que as acções da Gamestop tenham caído pouco depois da Amazon ter revelado a sua nova estratégia comercial. As suas acções desceram ontem cerca de 13%.

Lê também