AMD anunciou oficialmente o FSR 3.1
Grandes melhorias na qualidade de imagem.
Na Game Developers Conference (GDC) 2024, a AMD anunciou oficialmente a mais recente iteração da sua tecnologia de upscaling, a AMD FidelityFX Super Resolution 3.1 (FSR 3.1). Com base na FSR 3, esta nova versão traz melhorias importantes e capacidades adicionais para melhorar a qualidade da experiência de jogo numa vasta gama de títulos.
Um dos principais destaques do AMD FSR 3.1 é o aumento significativo da qualidade da imagem em upscaling. Resolvendo problemas como cintilação, cintilação e efeito fantasma, a nova versão promete maior estabilidade tanto nas situações estáticas como em movimento. Além disso, o FSR 3.1 visa reduzir a "efervescência" nos objetos em movimento, preservando os detalhes mais finos e melhorando a fidelidade visual.
Além disso, o FSR 3.1 introduz a dissociação do upscaling da geração de quadros, permitindo maior flexibilidade para que os produtores integrem o FSR com outras soluções de upscaling sem problemas. Esta atualização é complementada pela introdução de uma nova API AMD FidelityFX, concebida para simplificar o desenvolvimento e garantir a compatibilidade com futuras iterações do FSR.
Em termos de suporte, o AMD FSR 3.1 alargará o seu alcance ao Vulkan e ao Xbox Game Development Kit (GDK), expandindo a sua acessibilidade a uma gama mais vasta de plataformas e títulos. Os produtores podem antecipar a disponibilidade do FSR 3.1 no GPUOpen no segundo trimestre do ano, com a integração em jogos prevista para o final de 2024.
O primeiro jogo a adotar o AMD FSR 3.1 será Ratchet & Clank: Rift Apart da Insomniac Games. Com a próxima atualização do jogo, os jogadores podem esperar beneficiar da qualidade de upscaling melhorada do FSR 3.1, juntamente com uma melhor qualidade de imagem de upscaling temporal.
Tal como nas versões anteriores do FSR, a AMD realça a importância de otimizar as definições do jogo para obter um desempenho e uma qualidade de imagem ideais. As recomendações incluem a manutenção de uma taxa de fotogramas mínima de cerca de 60 FPS antes de aplicar a geração de fotogramas, especialmente quando se utiliza o FSR com o novo modo "Native AA". Além disso, os utilizadores com ecrãs com taxa de atualização variável (VRR) são aconselhados a ajustar as definições de velocidade de fotogramas para evitar o efeito de "tearing" do ecrã.
Por último, a AMD recomenda ativar o Hardware Accelerated GPU Scheduling (HAGS) no Windows 11 para melhorar ainda mais o desempenho, particularmente para utilizadores com placas gráficas AMD Radeon RX 7900/7800/7700 Series.