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Análise ao desempenho: The Order: 1886

Entretenimento interativo? Incluído um speed-run do jogo.

O The Order: 1886 poderá ser um jogo que crie divisões - mas apesar de todas as controvérsias, acreditamos que representa algo muito especial, um vislumbre da direção que o futuro trará em termos de gráficos em tempo real nas consolas. A tecnologia do Ready at Dawn é simplesmente imensa: muito boa, precisa e tão realista que às vezes parece que estás a jogar um jogo que é antes um filme pré-renderizado. Isto é um feito alcançado no que respeita a produção de visuais next-gen.

Conseguir implementar o que de melhor existe na tecnologia de renderização e o conseguir integrar com um soberbo nível de consistência através das linhas de renderização, isto é claramente uma demonstração fantástica dos visuais. Cada elemento da cena, desde os materiais do ambiente até às roupas, cabelo, e pele, está tudo renderizado de forma excepcional, e maravilhosamente iluminado de acordo com a forma como a luz interage com propriedades físicas. Existe pouco - ou nada - na forma de arestas duras nas geometrias que dê a este jogo uma estética dos jogos antigos, enquanto que os detalhes de texturas mais tradicionais estão na sua maioria com uma aparência mais suave, mais fílmica.

Os efeitos são obtidos em alta qualidade, mas sem que um efeito se suplante acima do outro. Existe uma consistência agradável na qualidade do desempenho que tínhamos visto desde o jogo da Crytek, o Ryse - a câmara e o blur dos objetos em conjunto com a qualidade do efeito do campo de visão misturam-se perfeitamente num pipeline de processamento onde cada elemento tem o seu lugar, aumentando ainda mais a natureza cinematográfica da cena. O serrilhado é praticamente inexistente devido ao excelente anti-aliasing, mas não temos certeza qual foi a técnica usada neste caso. As apresentações gráficas que o Ready at Dawn deu à indústria mencionam o uso de 4x MSAA, mas como existe um certo brilho diferenciador nas arestas e uns raros sub-pixel a caírem, dá a entender que a técnica de AA pós-processo pode ter sido usada.

O desempenho é a cereja no topo do bolo, e uma área na qual tínhamos algumas preocupações. Nas primeiras imagens que tivemos acesso vimos que o jogo tinha problemas evidentes de frame-rate - e até mesmo a demo da Gamescom 2014 mostrava soluços perceptíveis de desempenho, apesar da resolução da renderização letterbox 1920x800 (que foi mantida para o jogo final). O jogo final é um mundo à parte: o Ready at Dawn atira o jogo para uns 30fps bloqueados e na grande maioria da experiência não se desvia desse alvo, com a maioria dos frames que caem a ocorrer nos cortes, tornando-os totalmente imperceptíveis. Existem raras quedas no desempenho principalmente nas intensas de cenas de combate, mas são suaves tendo em comparação o atual padrão da maioria dos jogos a 30fps.

O desempenho de The Order: 1886 revela-se irrepreensível nuns consistentes 30fps, com pequenos problemas nas cenas de combate intenso.Ver no Youtube

No entanto, independentemente dos seus triunfos visuais inegáveis, o The Order: 1886 enfrenta críticas justificadas sobre a duração da experiência e sobre as motivações para os jogadores voltarem a jogar assim que a história chega ao fim. Nas nossas peças de análise de desempenho, o nosso objetivo é obter os factos e números o mais rápido possível, mas é claro que há um apetite por um grupo completamente diferente de métricas. Quanto tempo este jogo durará, e será compensada a brevidade do jogo com a qualidade da jogabilidade do modo que o Ready at Dawn sugere?

É claro que, uma "campanha" relativamente pequena no modo single-player não é algo novo no mundo dos videojogos - muito se disse do jogo do Platinum Games, o Vanquish , que era um título single-player para ser jogado em quatro horas - uma avaliação que se mostrou imprecisa, mas muitos mais importante, tornou-se irrelevante. O gosto estava em se jogar, na experiência - e mesmo que tivesses completado o jogo, não tinhas a sensação que estava tudo terminado.

Embora temos que ser justo em dizer que o Ready at Dawn tinha objetivos diferentes em mente. O The Order: 1886 é profundamente linear, ousamos dizê-lo que é uma experiência "cinematográfica", onde os produtores o revelam com o uso da sua imensa tecnologia, bombardeando-o com belos visuais, muitas vezes em detrimento da jogabilidade. Para ilustrar, a primeira hora de jogo quase 50 porcento da duração está dedicada a cut-scenes, com a exploração e combate igualmente dividida em cerca de 15 minutos. Para aqueles que gostam de jogar jogos, e não vê-los - independentemente da magnificência visual - o The Order: 1886 pode ser inicialmente muito decepcionante, mas coloca as prioridades do estúdio em perspectiva.

No entanto, o equilíbrio do jogo vs cut-scenes muda à medida que avanças ainda mais, sendo que a segunda parte está muitos mais orientada para a ação, mas em termos de estatísticas brutas, o nosso playthrough completo é bem revelador. O jogo durou um total de seis horas e 35 minutos - incluindo cut-scenes que devoram cerca de um terço desse tempo. O combate (incluindo seções de stealth) representaram cerca de 40 porcento da nossa experiência global, com a exploração ocupando o restante. Poderás ver um vídeo time-lapse de toda a nossa experiência - mas é claro que existem spoilers, mesmo a uma velocidade de 40x! O time-lapse é útil na medida em que dá uma boa ideia do fluxo do jogo, nomeadamente o equilíbrio entre a jogabilidade e os elementos menos interativos.

O The Order: 1886 é realmente uma experiência curta? A nossa playthrough integral atingiu as seis horas e 35 minutos, mas algo como um terço do tempo é gasto nas cut-scenes.Ver no Youtube

Ao discutir com a equipa sobre The Order: 1886, outro jogo dominou a conversa - Ryse da Crytek. Justamente criticado pela sua jogabilidade decepcionante, a partir de uma perspectiva visual há claramente muito em comum entre o jogo de lançamento da Xbox One e a estreia do Ready at Dawn na PS4.

Ambos compartilham uma estética semelhante, construídos numa combinação de direção de arte soberba e um estado de arte de renderização bem avançado. Fica também óbvio que a ênfase dada à componente visual da experiência tem um impacto indesejável sobre a qualidade do pacote global. Ryse sofre de mecânicas de jogo, enquanto que The Order: 1886 dá-nos momentos brilhantes, mas tudo acaba muito rapidamente, com uma conclusão profundamente decepcionante.

Em essência, está tudo centrado conforme abordamos na nossa ronda pelos jogos de 2014 - os gráficos estão a evoluir a um ritmo alucinante, mas a jogabilidade continua enraizada muito na última geração. E talvez o que decepciona mais em The Order: 1886 é que este desequilíbrio está a cair na direção errada - onde a ênfase na glória gráfica parece estar em alta em detrimento da qualidade da jogabilidade.

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