Análise técnica a Dead Space remake
Xbox Series X com vantagem sobre a PS5.
Os nossos colegas do Digital Foundry lançaram finalmente a sua análise técnica à versão para consolas de Dead Space remake, estiveram à espera das múltiplas atualizações que o jogo recebeu, principalmente na PlayStation 5, onde o seu Modo de Desempenho estava com sérios problemas de qualidade de imagem.
Nesta análise técnica bem detalhada, podemos verificar que todas as versões para consola estavam com problemas de qualidade de imagem, mas eram bem mais severos na consola da Sony, a PlayStation 5.
Qualidade de Imagem
Na PS5 a imagem estava com vários problemas, desde artefactos e texturas estranhas, muito serrilhado nas arestas, e muito mais. Nas máquinas da Microsoft, Xbox Series X|S, as questões eram menos pronunciadas, mas também estavam presentes.
O problema estava relacionado com o VRS, que tinha como objetivo aliviar a carga sobre a GPU, mas causava uma enorme degradação na qualidade de imagem.
Esse problema era agravado pelo hardware da PlayStation 5, que não suporta o VRS na sua totalidade, e a equipa teve de desenvolver um software para contornar essa questão, resultando numa qualidade de imagem nada aceitável para os padrões da atual geração de consolas.
Após várias atualizações, pode-se dizer que a qualidade de imagem é agora o melhor que se pode conseguir nas consolas mais poderosas da atualidade. A equipa de produtores decidiu retirar totalmente o VRS nas consolas, e no PC existe a possibilidade de o desligar.
Obviamente que não está perfeito, mas a diferença, como podem verificar no vídeo abaixo, é gigantesca, principalmente na PS5.
Desempenho
Na Xbox Series S, temos apenas um modo a 30fps, que são mantidos praticamente em todo o jogo, com apenas algumas pequenas quedas de desempenho em determinadas áreas.
Já na Xbox Series X e PlayStation 5, existem dois modos, Qualidade RT a 30fps e Desempenho 60fps. No modo de Qualidade, não existem quedas em desempenho, nas duas consolas o bloqueio a 30fps está imaculado.
No Modo de Desempenho as coisas são um pouco diferentes, a Xbox Series X leva uma ligeira vantagem sobre a PS5, com menos quedas em desempenho. Temos quedas em fotogramas nas duas máquinas, mas sempre que existem são mais pronunciadas na PlayStation 5.
Em resumo, o estado do jogo está bem melhor que no seu lançamento, os problemas de imagem estão mitigados, o desempenho é sólido em todas as máquinas e em todos os seus modos de imagem.