Análise técnica a Lords of the Fallen na PS5 e Xbox Series. Series S desce até aos 432p 20fps.
Digital Foundry disseca mais um jogo Unreal Engine 5.
Mais uma análise técnica da Digital Foundry, desta vez sobre Lords of the Fallen nas consolas da atual geração: Uma luta entre a ambição e os desafios técnicos.
Lords of the Fallen, o ambicioso Soulslike com o Unreal Engine 5, tem-se debatido com problemas técnicos persistentes nas consolas da atual geração, o que prejudica a sua experiência visual deslumbrante. Mesmo depois de quase um mês desde o seu lançamento, o jogo continua a enfrentar desafios na PlayStation 5 e na Xbox Series X|S, com a Xbox, em particular, a necessitar de melhorias significativas.
A reinicialização da série em 2023 de Lords of the Fallen é um projeto único de próxima geração concebido exclusivamente para a PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC. Desenvolvido no Unreal Engine 5, utilizando extensivamente as tecnologias Nanite e Lumen, o jogo apresenta ambientes góticos complexos com uma técnica híbrida de iluminação global ray-tracing. A inclusão de uma mecânica de mudança de reino aumenta a complexidade do jogo, que faz lembrar títulos como Legacy of Kain: Soul Reaver. No entanto, os problemas técnicos ofuscaram o ambicioso design do jogo, levantando questões sobre a viabilidade de um lançamento para consolas da geração passada.
Apesar das suas realizações técnicas, o lançamento do jogo está longe de ter sido tranquilo. Foram lançadas actualizações sucessivas, mas, a partir da versão 1.1.310, persistem problemas como a queda da taxa de fotogramas e problemas de qualidade de imagem. A análise examina o desempenho do jogo na PlayStation 5, na Xbox Series X e na Series S, totalmente atualizadas, comparando o modo de desempenho de 60 fps e o modo de qualidade de 30 fps em cada consola.
Em relação à Xbox Series S, a análise destaca problemas consideráveis no seu estado atual. Mesmo no modo de desempenho de 60 fps, o jogo tem dificuldade em manter a taxa de fotogramas pretendida, caindo frequentemente para uma resolução dinâmica de 720p com mínimos de 432p. As flutuações da taxa de fotogramas são particularmente evidentes durante a primeira batalha contra Pieta, com quedas para os 20 e poucos fotogramas por segundo. A Series S tem dificuldade em lidar com as características ambiciosas do jogo, o que leva a compromissos na qualidade de imagem e no desempenho.
Passando para a Series X, a situação é mais favorável com uma leitura geralmente sólida de 60 fps na maioria das áreas. No entanto, ainda existem problemas de desempenho, especialmente durante deslocações rápidas. A Series X consegue uma resolução dinâmica de 1152p no modo de desempenho, caindo para 648p em áreas que exigem muito da GPU. Apesar dos problemas ocasionais, a Series X supera a Series S em termos de qualidade de imagem e desempenho.
A análise estende-se à PlayStation 5, que partilha semelhanças de configuração visual com a Series X. Ambas as consolas mantêm uma resolução dinâmica de 1152p com 648p como limites inferiores. Embora as taxas de fotogramas atinjam frequentemente os 60 fps, áreas como o Skyrest Hub e o Pilgrim's Perch podem cair para os 40 ou 50 fps. É de salientar que o efeito de hitching é reduzido na PS5 em comparação com as consolas Xbox, não tendo sido registados nos testes problemas com taxas inferiores a 10 fps.
Além disso, o jogo oferece um modo de qualidade de 30 fps em todas as consolas, que reduz o desempenho mas introduz um ritmo de fotogramas irregular. Apesar do aumento da resolução neste modo, a Digital Foundry recomenda o modo de desempenho de 60 fps para uma experiência mais suave. O modo de qualidade traz melhorias visuais, incluindo uma resolução dinâmica de 1620p na PS5 e na Series X.
Comparando as consolas, existe pouca diferença visual entre a Series X e a PS5 no modo de desempenho a 60 fps. A análise considera-a um empate, tendo em conta a gama de resoluções e a qualidade visual semelhantes. No entanto, a Series S destaca-se com uma resolução máxima de 720p, caindo para 432p, resultando numa qualidade de imagem turva mesmo após a reconstrução.
Em conclusão, apesar dos esforços de otimização em curso e de várias atualizações, Lords of the Fallen nas consolas ainda enfrenta problemas assinaláveis. Os fantásticos efeitos visuais do jogo e a utilização ambiciosa da tecnologia do Unreal Engine 5 são comprometidos por problemas persistentes, erros e taxas de fotogramas inferiores a 60 fps. A experiência é particularmente comprometida na Xbox Series S, que se esforça por equilibrar o desempenho com a qualidade visual.